ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Juvenis: Espírito Santo, Deus presente em nós
COMENTARISTA: Carlos Alexandre Dorte
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 13 - BUSCANDO O ESPÍRITO SANTO
O poder do Espírito Santo concede legitimidade às realizações do crente, ou seja, às suas pregações, bem como orações por cura e libertação de oprimidos. A atuação do servo do Senhor tem o devido reconhecimento quando vemos o poder de Deus, em sua vida, que lhe dá condições para este trabalho. A concessão deste glorioso poder é a prova material de que Deus está no meio de Seu povo operando maravilhas, demonstrando Seu amor, manifestando os sinais que atraem os perdidos para Ele. Foi o que vimos no derramamento do Espírito Santo no Pentecostes, em Atos 2, quando muitos foram atraídos ao ouvirem os crentes falarem em outras línguas e exaltarem ao Senhor.
É imprescindível que a presença do Espírito Santo se manifeste na Igreja. Quando aquelas dezesseis nações viram que o poder de Deus estava ali, no Cenáculo, entre os discípulos, não puderam resistir à voz divina e três mil almas renderam-se aos pés do Senhor. O crescimento saudável ocorre quando este mesmo Espírito tem toda a liberdade para agir, ou seja, quando atua segundo o Seu querer. O Império Romano foi impactado pelo derramamento do Espírito Santo, porque aonde os crentes passavam, almas se entregavam a Cristo e uma igreja era formada por meio da oração, da comunhão, da adoração fervorosa e do testemunho.
Aqueles que estão inseridos na igreja e os que dela não participam também são conquistados pelo bom testemunho, porque o poder do Espírito Santo é tão atuante que transforma o modo de ser e de viver humanos, mediante a produção do fruto do Espírito, o que torna o crente cada vez mais parecido com Cristo, tal como os crentes de Antioquia que, bem ensinados e conquistados por este maravilhoso poder, foram chamados de cristãos: “E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” (At 11.26)
Receber poder do Espírito Santo é ser dotado de capacitação para o exercício do ministério que o Senhor nos confiou, dando-nos condições para vivermos de acordo com a Sua vontade. Nesta vivência, procuramos nos santificar mais e mais, buscar poder para resistir às tentações e cultivar a busca pelos dons, dádivas divinas, concessões da graça para servirmos aos irmãos. Viver em comunhão com o Espírito é conectar-se com a Terceira Pessoa da Trindade por meio da oração, da leitura e meditação na Palavra de Deus, o que dá abertura aos canais que nos capacitam a ouvir Sua voz, seguir Sua orientação em diversas áreas de nossa vida.
Já aprendemos que o Espírito Santo nos guia; aquele que guia, orienta, capacita e transforma. É o que podemos ver na igreja em Antioquia e com Ananias:
E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. (At 13.2)
E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; (At 9.11)
O crente que vive de acordo com o propósito que o Senhor estabeleceu para os Seus filhos, sabe que é dependente do Espírito para obter direcionamento. O crente é salvo pela fé em Cristo Jesus, convencido do pecado pelo Espírito Santo, regenerado e transformado por Ele, mas ainda há muito mais para acontecer: “Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.” (Hb 6;9) A vontade de Deus é que o crente busque este poder que restaura completamente o pecador e ainda lhe dá condições de conquistar almas para Cristo. É a vontade divina que se busque este poder: “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.” (I Jo 5.14,15)
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA