ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Jovens: A PROVA DA VOSSA FÉ: vencendo a incredulidade para uma vida bem-sucedida
COMENTARISTA: Eduardo Leandro Alves
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA
LIÇÃO 4 - A FÉ CRISTÃ E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
O RACIONALISMO E A FÉ CRISTÃ
Um grande problema encontrado em nossos tempos é o desafio crescente nas igrejas em enfrentar muitos apontamentos e afrontas oriundos de pessoas desejando utilizar a ciência. Munidos de alguns pensamentos filosóficos, como o racionalismo aos modos de Descartes, destacam que a fé deve ser rechaçada para dar lugar à razão.
Por meio dos estudos de Descartes, nasceram a dúvida e o racionalismo cartesiano. A primeira exclui da consideração filosófica séria tudo o que se possa ter dúvidas; o segundo, teoricamente, dava ao filósofo a chave que, além de abrir as portas para a realidade plena, dava ao filósofo o conhecimento do método moderno científico.
No período posterior à Reforma Protestante, boa parte dos europeus tinha o cristianismo como base das suas crenças. Nesse período, os debates religiosos em grande parte tratavam de disputas internas do cristianismo sobre o sentido de doutrinas essenciais e específicas da fé. No entanto, no século XVII, houve a ascensão do ceticismo religioso que desafiou a verdade da fé cristã.
Com o ceticismo a dúvida passou a imperar como ferramenta de análise de toda e qualquer questão, onde o que parecer impossível de acontecer não deve mais utilizar da ferramenta da fé para ser aceito, mas sim se não existir explicação lógica e racional deve ser totalmente desprezada e descartada.
Por mais difícil que seja formular este fato, todos nós temos consciência profunda de não estarmos sozinhos com nossas dúvidas. Vivemos num contexto e este contexto é constituído por outras pessoas, outros objetos, e por Deus. Em resumo: a filosofia cartesiana representa um falso começo.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA