ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Jovens: A PROVA DA VOSSA FÉ: vencendo a incredulidade para uma vida bem-sucedida
COMENTARISTA: Eduardo Leandro Alves
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 1 - FÉ: UM PONTO DE PARTIDA PARA A VIDA COM DEUS
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
A FÉ SALVÍFICA
Entendemos por fé como o “firme fundamento das coisas que se esperam a prova das coisas que se não veem” (Hb 11.1). Portanto, falamos de algo que vai muito além da razão, e que sustenta a nossa permanência e avanço no Reino de Deus, alavancando-nos para prosseguirmos rumo a vida eterna.
A fé, portanto, deve ser uma base mais sólida do que a mera crença. Alguém pode estar disposto a permitir alguma incerteza em relação aos assuntos terrenos, mas apenas um tolo se sentiria confortável com, até mesmo, o menor grau de dúvida quanto às coisas que o afetam eternamente. Não é de surpreender que o apóstolo Paulo tenha escrito: “Examinai tudo. Retende o bem” (1 Ts 5.21).
No seu caráter salvífico, a fé nos encaminha a salvação em Cristo Jesus, onde, por meio dela, somos alcançados pela graça redentora, através da mensagem do Evangelho, que é loucura para os que perecem.
A fé no Salvador, pela qual o ser humano pecador confia nEle, é necessária à salvação (Jo 3.15,16,18). A fé em Cristo, e a consequente confiança para a salvação, não é possível ser alcançada por evidências naturais, mas é dom de Deus (Ef 2.8). O Espírito Santo aplica a verdade à alma; então, os meios humanos entram como elementos de cooperação com o Espírito para produzir a fé (Rm 10.17). Uma fé baseada na morte e ressurreição de Jesus (1 Co 15.3-11).
O cristão sabe que recebeu a graça salvífica por meio da fé, e a base da fé é a revelação que Deus faz de si mesmo. A fé continua subordinada ao conhecimento; já o conhecimento pertence à substância da fé.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA