ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023
Jovens:SEJAM FIRMES: Ensino sadio e caráter santo nas cartas pastorais
COMENTARISTA: SILAS QUEIROZ
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA
LIÇÃO 4 - INSTRUÇÕES PARA AS MULHERES
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
MANEIRA DE SE VESTIR
O apóstolo Paulo agora procura apresentar considerações acerca da conduta cristã em relação às mulheres. Suas palavras transmitem um ensino sobre o pudor, a atitude no culto e a sua importância na história da humanidade presente.
Sobre o pudor, o texto paulino indica que, na época, as mulheres não cristãs tinham o costume de usar “tranças”, “ouro”, “pérolas” e “vestidos preciosos” no afã de tornarem-se atraentes. Os efésios apelavam muito para a sensualidade por meio da exposição do corpo da mulher. O uso de trajes imodestos era o meio de despertar o desejo sexual masculino, o que acontecia, inclusive, nos cultos pagãos.
Paulo convoca as mulheres à compreensão de que a sua conduta ao vestir deveria ser diferentes, motivo pelo qual as distinguem das demais pagão em seu tempo. Elas não podem ser deixadas por uma desculpa que maquia toda a intenção da vaidade hedonista que inunda o coração das que estão distantes de Deus.
As mulheres da igreja efésia deveriam abster-se de tais usos, preferindo costumes recatados a fim de não chamarem a atenção para si e para os seus corpos. Esse deve ser o padrão em qualquer época: a discrição da mulher cristã como uma marca da sua conduta, fruto de uma transformação do seu caráter, o que o texto expressa com o uso dos adjetivos da honestidade, do pudor e da modéstia.
Uma frase que sempre comento diante dos jovens que lidero em Natal é a seguinte: a roupa não salva, mas demonstra o caráter de quem é salvo. Quem foi transformado por Cristo sabe muito bem se vestir, e entende que não devem convocar a atenção para si, mas sim suas atitudes devem apontar para Cristo em todo tempo.
O padrão de vestir para as mulheres cristãs deveria ser caracterizado por traje honesto. O apelo que Paulo faz é ao bom gosto e ao bom senso na cultura. As mulheres crentes deveriam “vestir” o seu comportamento de uma maneira que complementasse o seu caráter, em vez de discordar dele. As mulheres que adoravam na igreja cristã não deveriam ser dadas à ostentação, a enfeites caros, e a adornos excessivos. […] sua ênfase deveria estar não na sua aparência, mas sim em quem elas eram.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA