Jovens

Lição 2 - O problema dos falsos mestres II

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023

Jovens:SEJAM FIRMES: Ensino sadio e caráter santo nas cartas pastorais

COMENTARISTA: SILAS QUEIROZ

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 2 - O PROBLEMA DOS FALSOS MESTRES

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

CUIDANDO DA DOUTRINA

Um ambiente religioso pode tornar-se altamente tóxico e pernicioso quando os seus integrantes agem movidos por sentimentos pecaminosos, como vaidade, o orgulho e a soberba. Desejos facciosos podem comprometer a saúde de uma comunidade espiritual, gerando elementos destrutivos, quando deveriam ser edificantes e construtivos.

Como cristãos, possuímos dogmas, crenças e doutrinas bem fundamentadas nas Escrituras Sagradas, e que não podem ser manipuladas visando agradar o coração de um público estrito. Não podemos adaptar a Palavra de Deus segundo os nossos interesses, mas sim sermos transformados pelo poder da Palavra de Deus.

Hoje em dia, infelizmente, encontramos muitos falsos mestres que manipulam a verdade bíblica a fim de alcançar multidões que trazem retorno financeiro e popular para alavancar seus falsos ministérios.

A busca de fama nas igrejas ou por intermédio delas não é algo novo. A disputa de poder, consistente na possibilidade de domínio de grupos ou das massas, é algo que, infelizmente, sempre ocorreu na seara eclesiástica, e uma das formas de fazer isso é criando teses teológicas distintas do ensino tradicional, apostólico.

O ensino tradicional e ortodoxo – a transmissão do Evangelho na sua simplicidade e pureza bíblica –, não atrai o homem carnal. É de nossa tendência pecaminosa o desejo de conhecer e experimentar o diferente, como aconteceu com Eva (Gn 3,1-6). Sem uma vida de vigilância, de oração e de leitura diária da Bíblia – ou seja, sem que busquemos andar em Espírito (Gl 5.16) –, é muito fácil ser seduzido por “novos ensinos”, “novas teologias”, que se mostram atrativos pelo seu aparente “ineditismo” ou pelas diferenças que apresentam em relação às doutrinas tradicionalmente expostas.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.