Jovens

Lição 8 - Alcançando um coração sábio II

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Jovens: Encorajamento, Instrução e Conselho – Alcance uma Vida Cristã Feliz com os Ensinos dos Salmos

COMENTARISTA: MARCELO OLIVEIRA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 8 - ALCANÇANDO UM CORAÇÃO SÁBIO

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A ETERNIDADE DE DEUS E A MORTALIDADE DO SER HUMANO

O Salmo 90 é uma oração. Esta oração, atribuída a Moisés, foi provavelmente escrita durante os quarenta anos em que Deus fez Israel peregrinar no deserto como castigo por sua infidelidade (Dt 8.15). Toda uma geração de israelitas desobedientes morreu nesse período. Moisés, reconhecendo as iniquidades do seu povo e o seu justo castigo divino, ora pela restauração da graça e da bênção de Deus sobre eles.

O Salmo em questão retrata a eternidade de Deus. Enquanto a criatura é finita, o nosso Deus é eterno em sua existência. Ou seja, isso quer dizer que Deus não tem princípio e nunca terá fim, como diz o salmista: “de eternidade em eternidade, tu és Deus” (v.2). Muitos perdem tempo tentando entender a origem de Deus, por sua arrogância querem por um princípio e um fim nAquele que é eterno.

“Eternidade a eternidade” refere-se à existência eterna de Deus, que não tem começo nem fim. “Eternidade” (hb. olam) não significa em primeiro lugar que Deus transcende o tempo mas, sim, que é infindável no tempo (Sl 48.14; Gn 21.33; Jó 13.5; 36.26). As Escrituras não ensinam que Deus existe num tipo de eterno tempo presente, onde não há nem passado nem o futuro. Os trechos das Escrituras que declaram a eternidade de Deus, fazem-no em termos de continuidade, e não de intemporalidade, isto é, Deus conhece o passado como passado, o presente como presente e o futuro como futuro.

Por outro lado, os seres humanos são finitos, ou seja, nós temos um começo e a nossa carne terá um fim, porém a nossa alma ela é eterna e passará a eternidade no destino final segundo aquilo que fez no seu corpo. Precisamos entender a limitação que temos quanto ao tempo, para podermos agir de maneira sábia nesses tempos tenebrosos.

Os seres humanos, em comparação com Deus, têm somente momentânea existência na Terra2. A morte é parte integrante da vida (Ec 12.6-8), e Moisés e Salomão, inspirados pelo Espírito Santo, utilizam-se de várias metáforas para mostrar que a vida do homem termina de maneira súbita; por isso é preciso temer a Deus em todo o tempo.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.