Jovens

Lição 6 - O anseio da alma por Deus II

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Jovens: Encorajamento, Instrução e Conselho – Alcance uma Vida Cristã Feliz com os Ensinos dos Salmos

COMENTARISTA: MARCELO OLIVEIRA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 6 - O ANSEIO DA ALMA POR DEUS

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A ALMA QUE SUSPIRA POR DEUS

Os Salmos 42 a 49 foram escritos pelos descendentes de Corá, um levita que havia liderado uma rebelião contra Moisés (Nm 16.1-35). Corá foi morto, mas seus descendentes permaneceram fiéis a Deus e continuaram a servir ao Senhor no Tabernáculo. Davi designou homens do clã de Corá para servir como líderes do coro (1 Cr 6.31-38); estes continuaram como músicos do Templo por centenas de anos (2 Cr 20.18,19).

Os descendentes de Corá prosseguiram servindo ao Senhor mesmo possuindo um exemplo negativo de seu patriarca. No Salmo em questão, os cantores refletem o clamor angustiado de uma alma anelante por Deus. Ele reflete a preocupação de um adorador que foi privado de louvar ao Senhor no Templo e que está em busca de aliviar a sua sede da presença do Senhor.

Deus criou o homem para adorá-lo e ter comunhão com Ele, só que a queda afastou a humanidade de Deus. Dentro do ser humano, porém, há um vazio que só poderá ser preenchido pelo Senhor. Os filhos de Corá tinham consciência das suas limitações e anelavam por estar com Deus, aqueEle que os completaria. Então, para expressar o anelo pela presença do Eterno, o salmista utiliza da sede e do esforço que um animal, o cervo, fazia para encontrar água numa região onde as chuvas são escassas e a água é um bem muito precioso.

A nossa alma sente desejo de Deus. Ela apresenta um sentimento de grande vazio quando se distancia da presença do Senhor. É um espaço que não pode ser substituído por outra coisa, pois a presença divina é inigualável.

Assim como a água é essencial à vida física, assim também Deus é a sua presença são essenciais à satisfação e à normalidade da vida. O verdadeiro crente terá fome e sede de Deus e da sua graça, bênção e operação sobrenatural na sua vida. Sem sede de Deus a pessoa morre espiritualmente. Não devemos, pois, permitir que coisa alguma faça diminuir nosso anelo pelas coisas de Deus.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.