Jovens

Lição 2 - O caminho do ímpio e o caminho do justo II

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Jovens: Encorajamento, Instrução e Conselho – Alcance uma Vida Cristã Feliz com os Ensinos dos Salmos

COMENTARISTA: MARCELO OLIVEIRA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 2 - O CAMINHO DO ÍMPIO E O CAMINHO DO JUSTO

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A BEM-AVENTURANÇA DO JUSTO

O Salmo 1 serve como introdução a todo o livro dos Salmos. Ele contrasta os dois únicos tipos de pessoas do ponto de vista de Deus, tendo cada tipo um conjunto distintivo de princípios de vida: (1) os justos, que são caracterizados pela retidão, pelo amor, pela obediência à Palavra de Deus e pela separação do mundo (Sl 1.1,2); e (2) os ímpios, que representam o modo de ser e as ideias do mundo, que não permanecem na Palavra de Deus, e que por isso não têm parte na assembleia do povo de Deus (Sl 1.4,5). Deus reconhece e abençoa o justo, mas o ímpio não tem parte no Reino de Deus (1 Co 6.9) e perecerá (v. 6). A separação entre esses dois grupos de pessoas existirá no decurso da história da redenção e continuará na eternidade.

Os seus seis versos apresentam, de maneira maravilhosa, que embora levado pelos prazeres e conselhos pecaminosos, o ímpio não pode ser chamado bem-aventurado, pois não encontra a verdadeira alegria constante na Palavra do Senhor. Por outro lado, rejeitando andar segundo o conselho dos ímpios, deter-se no caminho dos pecadores e assentar-se na roda dos escarnecedores, o justo é chamado de feliz, pois está com seu prazer voltado à Lei do Senhor.

A palavra bem-aventurado, no hebraico ‘eser, significa literalmente feliz. Trata-se de uma expressão quase que exclusivamente poética e usualmente exclamativa. Nesse salmo, a alegria do justo tem origem no próprio Deus, que a concede como recompensa pela vida piedosa e observância da Lei. Espera-se que a pessoa que guarda a Lei seja espiritual, conduzida pelo Espírito e praticante do bem.

A justiça divina aqui está destacada pelo fato do justo obedecer a Lei do Senhor e meditar nas Sagradas Escrituras de dia e de noite. Assim são transformado a cada manhã, e produzem frutos que permanecem como testemunho de uma vida piedosa orientada pela Palavra de Deus.

O primeiro versículo do livro dos Salmos ressalta a distinção entre os justos e os ímpios. Os crentes verdadeiros podem ser conhecidos pelas coisas que praticam, pelos lugares que frequentam e pelas pessoas com as quais convivem. Ninguém pode experimentar a bênção de Deus sem evitar as coisas danosas ou destrutivas. […] Os santos de Deus evitam o mal, como também edificam a sua vida em torno das palavras do Senhor. Procuram obedecer à vontade de Deus porque seus corações realmente têm prazer nos caminhos e mandamentos do Senhor. […] A motivação dos atos dos salvos provém dos seus espíritos e emoções redimidos, conquistados pela verdade de Deus conforme a temos na sua Palavra.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.