Jovens

Lição 8 - O ensino de Jesus sobre santificação no sermão do monte II

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Jovens:SEPARADOS PARA DEUS – Buscando a santificação para vermos o Senhor e ser usados por Ele

COMENTARISTA: NATALINO DAS NEVES

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 8 - O ENSINO DE JESUS SOBRE SANTIFICAÇÃO NO SERMÃO DO MONTE

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

OS SANTOS SÃO BEM-AVENTURADOS

Na contramão do caminho proposto pela atual sociedade consumista e imediatista, dominada pela cultura de que o “ter” supera o “ser”, de que o sucesso pessoal, profissional, ministerial e as grandes posses e conquistas estão no caminho da felicidade plena, muitas pessoas encontram-se desiludidas seguindo por esse caminho e, ao fim, percebem que nada fez sentido. Como recomenda o autor de Eclesiastes, a vida somente vale a pena quando se descobre o seu sentido, fora isso, tudo é vaidade (Ec 12.1-8).

Ao lermos o sermão do monte proferido por Jesus no início do Seu ministério terreno, entendemos muito bem o que a afirmação acima significa. Cristo chama de bem-aventurados aqueles que ao olhar de uma sociedade imediatista e hedonista não apresentam algo que viesse a ser agradável. Mas como isso pode acontecer? Como que alguém que é pobre de espírito pode ser chamado de bem-aventurado? E os aflitos? E os perseguidos? Quando olhamos para o real entendimento da justiça do Reino de Deus, poderemos então compreender esse grandioso ensino de Cristo.

Fomos chamados para fazer a diferença nesse mundo, e por isso somos agraciados como bem-aventurados pela parte de Deus. Erra quem pensa que o resultado dessa bem-aventurança se dará de maneira plena nessa terra. Estamos falando de um Reino eterno e celestial, que os prazeres dessa terra não podem comprar. Por isso, como parte integrantes desse Reino, somos convidados para viver em santidade junto ao Pai. Como o sal e a luz nesse mundo vil.

Precisamos nos destacar como a diferença que esse mundo precisa para enxergar a Cristo. O nosso bom testemunho será a maior pregação que esse mundo terá acesso por nós. Por isso que o Mestre nos ensina a desprezar a justiça dos hipócritas, que apenas apresenta uma encenação de santidade, e caminharmos segundo a reta justiça do Reino de Deus.

Jesus demonstra que a justiça do Reino de Deus é mais exigente do que a que a sociedade judaica praticava. Mais uma vez, Jesus critica a justiça propagada pelos líderes religiosos da época, favorecidos pelas autoridades governamentais, sustentados pela interpretação tendenciosa das Escrituras. […] Por isso, Jesus adverte: “se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus”.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.