Jovens

Lição 7 - Santidade: de dentro para fora II

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Jovens:SEPARADOS PARA DEUS – Buscando a santificação para vermos o Senhor e ser usados por Ele

COMENTARISTA: NATALINO DAS NEVES

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 7 - SANTIDADE: DE DENTRO PARA FORA

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A HIPOCRISIA DOS FARISEUS E ESCRIBAS

O nome “fariseu”, no grego farisaios, vem do adjetivo aramaico que significa “separado”, “dividido”. Talvez seus inimigos tenham cunhado esse nome, pois os fariseus viviam separados do povo temendo a imundície. Eles gostavam de chamar-se haberin, “companheiros”, ou qedosim, “santos”.

Os fariseus eram reconhecidos como os detentores e herdeiros da autoridade divina dada a Moisés. Ele demonstravam isso através de sua capacidade intelectual sobre a Lei. Contudo, tudo isso era em caráter teatral, hipócrita; pois o seu comportamento, cheio de encenações de virtudes e de uma extrema santidade, não condizia com o seu interior corrompido e sujo.

Jesus ridiculariza essa preocupação minuciosa, vendida como virtudes e exemplos de santidade, para expressar santidade com base na exterioridade. Não bastasse isso, eles amavam os primeiros lugares nas ceias, buscavam os lugares de honra nas ocasiões formais e solenes. Buscavam as primeiras cadeiras nas sinagogas e as saudações nas praças para destaque e proeminência (Mt 23.6,7). Jesus adverte os discípulos para não buscarem esses privilégios e serem reconhecidos como mestres/rabis.

[…] Jesus condena as atitudes dos escribas e fariseus. Eles, que eram tidos como santos, uma elite de santidade dentre os judeus, vivam de aparência, enquanto interiormente estavam “cheios de hipocrisia e iniquidade” (Mt 23.28). Dessa forma, fica evidente que a santidade que Deus quer não é a parte complicada e cheia de regras, mas a que realmente faz diferença no dia a dia, na simplicidade e humildade de coração que visa o bem do próximo e agrada a Deus, o Senhor.

Olhando para as duras críticas que Jesus fez aos Fariseus, entendemos o quão distante estão aqueles que exteriorizam santidade mas não transmite a verdade de um ser transformado pelo poder da Palavra de Deus. A santidade divina não nos coloca em posição superior as das pessoas ao nosso redor, como faziam os fariseus com os demais. A santidade nos aproxima de Deus, e nos transforma a sermos como a imagem de Cristo, que sentava ao lado de todos, transmitindo a mensagem transformadora aos que precisam de Salvação.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2023 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.