ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023
Jovens:SEPARADOS PARA DEUS – Buscando a santificação para vermos o Senhor e ser usados por Ele
COMENTARISTA: NATALINO DAS NEVES
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA
LIÇÃO 6 - MORTOS PARA O PECADO MAS AINDA LUTANDO CONTRA ELE
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
O CRENTE DEVE MORRER PARA O PECADO
O princípio básico da doutrina da justificação está firmado no sacrifício vicário de Cristo na cruz do calvário. O Filho de Deus ofertou a Si mesmo a fim de pagar o pecado de toda a humanidade, e assim, todo aquele que, pela fé, recebem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas almas, são tornados participantes de uma tão poderosa graça e feitos filhos de Deus.
Assim, em Cristo somos justificados do nosso pecado, enquanto permanecermos nEle. Com isso, cabe a cada cristão o entendimento de que a graça que nos alcançou deve ser tratada com seriedade. Muitos estão “brincando com a graça” que receberam da parte de Deus, acreditando que independente do que façam estarão salvos para sempre. Porém, precisamos ter cuidado com o abuso dessa graça, pois agora como mortos para o pecado não podemos jamais flertar com ele novamente.
A expressão “Considerai-vos mortos para o pecado” significa que devemos considerar nossa natureza antiga e pecaminosa como morta e indiferente ao pecado. Por causa de nossa união e identificação com Cristo, não queremos mais continuar com nossas antigas práticas, nossos antigos desejos e objetivos.
A premissa fundamental em Romanos 6 é a união do crente com Cristo, tanto na sua morte como na sua vida. Se, portanto, você é um crente autêntico, você morreu para o pecado e precisa dar prova disso. […] Você morreu para o pecado quando nasceu de novo pelo Espírito. […] Você morreu para o pecado quando, no seu batismo em água, você proclamou sua morte ao pecado e assumiu o compromisso de rejeitá-lo e de viver para Cristo3.
VIVENDO UMA NOVA POSIÇÃO EM CRISTO
Essa nova posição em Cristo está claramente representada no batismo em águas: “mortos pelo pecado e reconciliados com Deus por meio da justificação. Agora, somos parte integrante de um povo que apresenta nova conduta, onde o Reino de Deus é priorizado, e o velho homem é mortificado continuamente através do poder transformador do Evangelho.
Para o cristão, o batismo é um símbolo do seu sepultamento e ressurreição com Cristo; mas é mais do que isso. Quando acompanhado de fé verdadeira, o batismo tem a ver com a nossa rejeição do pecado e dedicação a Cristo, o que resulta num fluxo contínuo de graça e de vida divina sobre nós. O batismo significa identificação com Cristo na sua morte e sepultamento, a fim de vivermos mediante sua vida ressurreta (Rm 6.4,5)3.
O batismo nas águas é uma bela representação da nova posição do salvo em Cristo (Rm 6.3), morto para o pecado (debaixo da água) e justificado e reconciliado com Deus (ao sair da água). O crente justificado é sepultado pela morte para o pecado e surge para uma nova vida em Cristo, um novo relacionamento com Deus.
Em Cristo fomos vivificados pela salvação que a nos alcançou. Agora somos novas criaturas que precisamos deixar as velhas coisas para trás (2 Co 5.17). Ele nos vivificou quano estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2.1-7). Hoje somos embaixadores de Cristo e sacerdócio real, convocando o mundo para uma reconciliação com Deus (2 Co 5.20; 1 Pe 2.9).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA