ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2022
Jovens: Liderança na Igreja de Cristo - Escolhidos por Deus para Servir
COMENTARISTA: ELIAS TORRALBO
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA
LIÇÃO 8 - A LIDERANÇA DE SALOMÃO
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
SALOMÃO: UMA ANÁLISE INICIAL
Salomão era uma pessoa de grande habilidade intelectual, e se tornou um homem lendário, embora sendo muito jovem quando comparado a outros. Ele recebeu mérito de muitas composições poéticas, e era particularmente versado em cristalizar os múltiplos aspectos da vida na forma de provérbios literários em uma prática que também era popular nos círculos da corte egípcia daquela época. Em um período histórico em que os governantes contemporâneos quase não eram reconhecidos por suas habilidades intelectuais, a sua perícia estimulava a curiosidade das pessoas de longe e de perto.
Salomão foi o filho escolhido por Deus e empossado por Davi para o cargo de terceiro rei de Israel. Seus primeiros passos foram, com humildade e reconhecimento, voltar-se para o Senhor reconhecendo a sua pequenez diante da missão que havia recebido. Seu pedido a Deus, escolhendo a sabedoria ao invés de riquezas e mulheres, demonstra como o se coração, no princípio do seu reinado, estava voltado em agradar ao Senhor.
Inquestionavelmente, a principal marca da vida e da liderança de Salomão foi a sua sabedoria. Ele assumiu o reinado sobre Israel após a morte de Davi, o seu pai, e assim consolidou a sua liderança (1 Rs 2.2,12). O desejo ardente – e, em certa medida, a grande preocupação – de Davi com relação a Salomão foi de que este nutrisse uma vida piedosa diante de Deus, pois assim o povo seria influenciado a viver da mesma forma (1 Rs 2.2-4).
Salomão é chamado de o homem mais sábio que já existiu. A sabedoria foi a marca do seu reinado. Ele foi o responsável por expandir o reinado de seu pai, e comissionado a construir o primeiro templo do judeus. Sua obra arquitetônica foi fantástica, e sua condução no reinado louvável diante de todos.
É importante destacar que Salomão não nasceu com a sabedoria com a qual exerceu a sua liderança, mas recebeu-a de Deus quando a pediu a Ele em um momento específico da sua trajetória (2 Cr 1.10). Deve-se ressaltar ainda o princípio de que a Bíblia ensina que Deus é a fonte da verdadeira sabedoria (Tg 1.5-6). Ao pedir sabedoria a Deus, Salomão demonstrou sensibilidade em perceber que: I) Compreendeu que a obra para que estava sendo designado pertencia a Deus, e não a ele; e II) Reconheceu que a tarefa de liderar Israel no lugar do seu pai era algo maior do que ele poderia realizar.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA