ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2022
Jovens: Liderança na Igreja de Cristo - Escolhidos por Deus para Servir
COMENTARISTA: ELIAS TORRALBO
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA
LIÇÃO 2 - A PESSOA DO LÍDER
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
O LÍDER COMO INDIVÍDUO
Como falamos no subsídio anterior, a liderança é conquistada através de exemplos contínuos da pessoa do líder. Ninguém conquistará a admiração de um grupo se não demonstrar, pessoalmente, exemplos suficientes para convencer quem o segue. Contudo, muitas pessoas concentram o seu tempo nos seus liderados, tentando demonstrar uma aparência aceitável para que todos o acompanhem, e acabam desprezando o seu cuidado pessoal, ou seja, o tempo que deveria investir em si mesmo.
Há uma forte tendência, tanto do líder como dos seus liderados, em perder de vista o fato de que, por mais bem-sucedido que o líder possa ser, ele é uma pessoa e, além de ter de ser visto assim, ele deve ser tratado dessa forma. A personalidade do líder deve ser levada em conta e valorizada, assim como a sua integralidade e a sua necessidade de bom, saudáveis e duradouros relacionamentos.
O líder é humano, e por isso ele sente medo, cansaço, nervosismo, afeto; enfim, a pessoa do líder deve ser destacada em sua liderança. Além do que, a falta de apoio recebido por parte de muitos acaba afetando a condução dos trabalhos a serem desenvolvidos, ocasionando, assim, em um desânimo na continuidade da tarefa que Deus o destinou a fazer.
Por isso, o líder deve cuidar de sua saúde mental, cultivando assim bons relacionamentos. Portanto, aquele que está à frente, conduzindo vidas até o céu, precisa cultivar um bom relacionamento com Deus, pois a espiritualidade do líder é fator primordial para o sucesso do seu trabalho. Também, ele precisa agregar um bom relacionamento com pessoas que o auxiliem nessa jornada.
É evidente que uma das condições para que o líder tenha êxito nessa tarefa é por meio do exemplo, e, nesse caso, à medida que ele mantém um bom relacionamento com Deus, consigo e com os seus semelhantes, os seus liderados serão influenciados e motivados a também viver nesse mesmo nível, ou, ao menos, ter esse padrão como ideal a ser alcançado. A promoção e a manutenção de relacionamentos saudáveis, portanto, devem ser uma das prioridades na agenda de um líder cristão.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA