ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2022
Jovens: Liderança na Igreja de Cristo - Escolhidos por Deus para Servir
COMENTARISTA: ELIAS TORRALBO
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA
LIÇÃO 1 - O QUE É LIDERANÇA CRISTÃ
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
O QUE É LIDERANÇA
Iniciamos mais um maravilhoso trimestre na Presença do Senhor. Nesse, estudaremos acerca de um necessário e estimulante tema, convocando os nossos jovens para o desejo da Liderança cristã em nossos dias. Precisamos de líderes dispostos a liderar e entender que essa missão, apesar de árdua, é muito gratificante para nós. Precisamos formar pessoas capazes de atuarem na linha de frente, conduzindo outras para mais perto de Deus.
Mas antes de iniciarmos, precisamos entender o sentido da expressão “líder”. Na prática, o líder é responsável por conduzir pessoas em uma determinada direção, o que implica dizer que ele é quem vai à frente com a missão de apontar o caminho, de ensinar como trilhar por este caminho e de incentivar os seus liderados a alcançarem os objetivos preestabelecidos1. Ou seja, estamos falando daquele que serve de modelo para que outros possam ser motivados a realizarem o que estão propostos a fazer.
Quando entendemos isso, o exercício de nossa liderança se torna mais produtivo e agradável aos olhos de Deus e das pessoas, pois liderar não é uma posição confortável onde se é servido por aqueles que estão ao seu redor. Liderar é estar em uma posição de gestão, entendendo as facilidades e dificuldades daqueles que estão sob sua responsabilidade, conduzindo-os para um caminho onde possam ser produtivos e felizes ao servirem com alegria.
Outro ponto a se destacar é a figura do líder. Embora sejam importantes a capacidade intelectual, o carisma e a desenvoltura na comunicação não são suficientes para que o líder seja exitoso na sua missão, pois o exemplo pessoal é imprescindível nesse processo, ou seja, todas as qualidades que um líder possa ter dependem de ser acompanhadas de uma vida que inspire as pessoas a quem lidera. Precisamos compreender que a pessoa que o líder é, fala mais do que o exercício da sua liderança propriamente dito. Como aprendemos nas forças armadas: “Liderança se conquista pelo exemplo”.
Assim, as marcas de um líder cristão maduro consiste exatamente na sua capacidade de amar mesmo quando é odiado, de tratar bem mesmo quando maltratado, à semelhança de Cristo2. O líder cristão deve ter as Sagradas Escrituras como referência norteadora das suas decisões, das suas práticas e dos seus comportamentos1. Que possamos aprender com Cristo, que sendo o maior dos líderes que passou por essa terra, não usurpou para si glórias nem riquezas, apenas serviu ao Pai em tudo e motivou pessoas comuns a defenderem a causa do Reino de Deus.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA