ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022
Jovens: IMITADORES DE CRISTO: Ensinos extraídos das palavras de Jesus e dos apóstolos
COMENTARISTA: THIAGO BRAZIL
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA
LIÇÃO 11 - QUEM SEGUE A CRISTO FRUTIFICA NO REINO DE DEUS
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
A IMAGEM DA VINHA
Jesus Cristo sempre utilizou parábolas com histórias familiares ao povo que Lhe ouvia. Essa era uma ferramenta muito útil em Suas exposições, e fazia com que todos entendessem a mensagem do Reino que Ele desejava apresentar. A imagem em questão que Ele utilizou foi de ramos ligados a um caule, que nesse caso é uma vinha. Na parábola entendemos que Cristo representa a videira, e os ramos, tanto os frutíferos como os infrutíferos, àqueles que estão para servir ao Reino de Deus.
Analisando o ensinamento em questão, precisamos fazer uso do processo da agricultura em seu cuidado com a plantação. Sabemos muito bem que todo aquele que planta espera colher os frutos da árvore que plantou. E quando percebe que ela se tornou infrutífera, arranca-a e lança fora, a fim de que outra semente seja plantada em seu lugar. De igual modo é o Reino de Deus.
Assim, a lição apresentada é a de que todo aquele que ocupa o lugar de alguém que possa frutificar será arrancado pelo Dono da vinha. Mas aquele que produz bons frutos para o Reino precisará, com constância, ser “podado” para que possa continuar produzindo cada vez mais no Reino de Deus.
Com isso entendemos e verificamos duas lições. A primeira é que como atrelados a Videira Verdadeira precisamos produzir bons frutos. Isso porque a seiva que recebemos do caule é excelente, pois de Cristo provém a verdadeira sustância espiritual que nos mantém de pé. Quando rejeitamos ou desprezamos a produtividade que nos é possível, estamos sujeitos a sermos “arrancados” pelo fato de sermos inúteis.
A segunda lição é que todo aquele que está produzindo bons frutos necessita de “limpeza” constantemente. A limpeza ajuda os ramos a se livrarem das pragas que os acometem e permitem que eles produzam melhores frutos para o Reino de Deus. Esse processo é necessário a todo cristão que almeja o crescimento.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA