Jovens

Lição 13 - Para que creiais que Jesus é o Filho de Deus II

ASSEMBLEIA DE DEUS - SETOR 38(MÁRIO LIRA I)/NATAL-RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: JESUS, O FILHO DE DEUS: Os sinais e ensinos de Cristo no Evangelho de João

COMENTARISTA: SILAS QUEIROZ

COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 13 - PARA QUE CREIAIS QUE JESUS É O FILHO DE DEUS

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A INCREDULIDADE DE TOMÉ

A ressurreição de Jesus Cristo é uma das verdades essenciais do evangelho (1 Co 15.1-8). Qual a importância da ressurreição de Cristo para os que nEle creem? Ela comprova que Ele é o Filho de Deus (Jo 10.17,18; Rm 1.4). Garante a eficácia da sua morte redentora (Rm 6.4; 1 Co 15.17). Confirma a verdade das Escrituras (Sl 16.10; Lc 24.44-47; At 2.31). É o fundamento pelo qual Cristo concede o Espírito Santo e a vida espiritual ao seu povo (Jo 20.22; Rm 5.10; 1 Co 15.45), e a base do seu ministério celestial de intercessão pelo crente (Hb 7.23-28). Garante ao crente a sua futura herança celestial (1 Pe 1.3,4) e sua ressurreição ou transformação quando o Senhor vier. Ela põe à disposição do crente, na sua vida diária, a presença de Cristo e o seu poder sobre o pecado (Gl 2.20; Ef 1.18-20; Rm 5.10).

Contudo, a verdade da ressurreição de Cristo deve ser aceita através de um ato de fé, onde cremos no testemunho verdadeiro contido nas páginas das Sagradas Escrituras. Porém, muitos são envoltos num ceticismo e em vãs filosofias que querem afirmar que Jesus não ressuscitou. O objetivo satânico por trás disso tudo é afrontar e confrontar a fé cristã, pois ela está baseada no sacrifício de Cristo e na sua poderosa ressurreição (Rm 4.25; 1 Co 15.14).

O ato incrédulo de Tomé ascende um alerta para o ceticismo no meio daqueles que deveriam crer. É claro que eles ainda não tinham recebido o Espírito Santo como o “outro consolador” que testifica dentro de nós a verdade das Escrituras, contudo, muitos, assim como Tomé, passam apenas a crer após a exigência de uma ação visível e palpável.

Jesus não foi severo com Tomé por causa de suas dúvidas. Apesar de seu ceticismo, Tomé ainda foi leal aos seus irmãos crentes e ao Senhor Jesus. Algumas pessoas precisam duvidar antes de crer. Se a dúvida levar a perguntas, e estas levarem a respostas aceitáveis, então a dúvida fez um bom trabalho. Mas quando esta constitui-se em teimosia e se torna um estilo de vida, a dúvida prejudica a fé.

INCREDULIDADE E HERESIAS

Percebemos que ao longo da história da igreja, muitas teorias teológicas surgiram com suas heresias acerca da deidade, morte e ressurreição de Cristo. Elas apresentavam suas verdades espúrias a fim de receber a atenção com o único objetivo de deturpar a fé cristã, tentando criar um embaraço e confusão. Não somente as teorias teológicas visavam isso, mas também o pensamento filosófico-religioso como no caso do gnosticismo.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.