Jovens

Lição 7 - O quarto sinal: a multiplicação dos pães e peixes II

ASSEMBLEIA DE DEUS - SETOR 38(MÁRIO LIRA I)/NATAL-RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: JESUS, O FILHO DE DEUS: Os sinais e ensinos de Cristo no Evangelho de João

COMENTARISTA: SILAS QUEIROZ

COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 7 - O QUARTO SINAL: A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E PEIXES

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A GALILEIA DOS GENTIOS

O fato dessa fase do ministério de Jesus ter sido registrada pelos quatro evangelistas permite-nos ter uma visão panorâmica dos acontecimentos nos quais o milagre da multiplicação dos pães e peixes está inserido […] Em Mateus, esse milagre está registrado no capítulo 14.13-21 e é antecedido imediatamente pelo relato do recebimento da notícia da morte de João Batista, decapitado na prisão por ordem de Herodes Antipas, tetrarca da galileia (Mt 14.1-12) […] Antes disso, Jesus havia ensinado longamente a multidão por intermédio de parábolas (Mt 13). De Marcos podemos destacar os seus ensinos e sinais em Cafarnaum e as pregações que fazia “por toda a Galileia”, além das expulsões de demônios (Mc 1.21-39). Já de Lucas selecionamos, como fatos antecedentes à primeira multiplicação dos pães e peixes, a cura da mulher que tinha um fluxo de sangue e a ressurreição da filha de Jairo (Lc 8.40-56).

Jesus Cristo continua com seu ministério na Galileia, contudo, este lugar apresenta características distintas da Judeia, o que fez com que Jesus afirmasse outra característica destacável de seu ministério: a busca por todos os que necessitavam dEle e não apenas os judeus.

Essa informação se dá pelo fato de que a Galileia nos tempos de Jesus estava acometida de uma grande miscigenação de povos, levando-a a possuir uma má fama pelos judeus da época, que possuíam um caráter bastante etnocêntrico capaz de desprezar aqueles que não fossem de sua ascendência ou descendência.

Em Isaías 9.1, é chamada de “Galileia dos gentios” a terra de Zebulom e a de Naftali, as tribos que herdaram a região nos dias de Josué (Js 19.10-16, 32-39). Foi devastada por meio da invasão da Assíria em 733 a.C. e teve a sua ocupação alterada (2 Rs 15.29; 17.24-27). Isso levou a região a ter uma grande miscigenação.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.