ASSEMBLEIA DE DEUS - SETOR 38(MÁRIO LIRA I)/NATAL-RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022
Jovens: JESUS, O FILHO DE DEUS: Os sinais e ensinos de Cristo no Evangelho de João
COMENTARISTA: SILAS QUEIROZ
COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA
LIÇÃO 4 - VOCÊ PRECISA NASCER DE NOVO
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
UMA MENSAGEM CLARA
A presença de Jesus já havia despertado a atenção dos religiosos da época, principalmente dos fariseus, que tinham a pretensão de ter o domínio das massas com o verdadeiro patrulhamento que faziam, impondo cargas pesadas aos judeus, as quais eles mesmos não podiam carregar (Mt 23.4). Dentre esses mestres da Lei, estava Nicodemos, em quem foi despertado o interesse de conhecer de perto quem era Jesus.
Os fariseus procuravam entender como Jesus reunia as massas com seus milagres e ensinos. Eles temiam perder o controle da religiosidade por causa da revolução trazida por Jesus. Os ensinos de Cristo, cheios de autoridade e poder, convidava os pecadores ao arrependimento e a viver uma vida nos padrões do Reino de Deus. Algo que despertou o interesse do fariseu Nicodemos.
Nicodemos foi a Jesus pessoalmente, apesar de poder enviar um de seus assistentes. Queria examinar Jesus por si próprio para separar os fatos dos rumores. Talvez tenha ido encontrar-se com Jesus à noite, porque receasse a opinião de seus companheiros fariseus a respeito de sua visita.
O encontro entre Jesus e Nicodemos marca o abismo entre a religiosidade e a verdade divina, onde alguém que conhecia bem a Lei não podia interpretar os assuntos concernentes ao céu de maneira clara, pois estava limitado às letras da Lei. Nicodemos entendia que Jesus poderia fornecer esse entendimento, por isso foi a sua procura pessoalmente.
Ela foi estruturada em duas partes que juntas possuem 66 livros, que apontam para um único tema central: Jesus Cristo. Seus 1.189 capítulos, divididos entre 929 capítulos no Antigo Testamento e 260 no Novo Testamento, expressam a verdade divina aos homens.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA