Jovens

Lição 2 - Preguiça, desperdício de tempo IV

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017

Jovens: Tempo para todas as coisas: aproveitando as oportunidades que Deus nos dá

COMENTARISTA: REYNALDO ODILO

COMENTARISTA: EV. LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 2 – PREGUIÇA, DESPERDÍCIO DE TEMPO

INTRODUÇÃO

As formigas apresentam em sua organização em "comunidade" fundamentos importantes para o trabalho e prosperidade. Nesta lição estudaremos sobre os principais fundamentos relacionados a trabalho, prosperidade e espiritualidade segundo o bom uso do tempo.

I – APRENDENDO COM AS FORMIGAS

1. A METÁFORA DA FORMIGA

Um cristão para ter uma vida próspera e equilibrada precisa trabalhar com afinco no desprendimento mental, muscular e espiritual. A Palavra de Deus nos adverte que só colhe quem planta(Gl 6:6-9), só come quem trabalha (2 Ts 3:6-12) , só multiplica seus bens quem poupa.(Gn 41:46-57 ).

A Bíblia Sagrada nos ensina que devemos ter o conhecimento, a habilidade e a atitude para ser próspero nos pilares da disciplina, da organização e da capacidade de poupar, segundo a configuração organizacional das formigas.(Pv 6:6-11; Pv 30:24-25)

2. A MÉTAFORA DO LEÃO

No Reino de Deus não há espaço nem lugar para o preguiçoso que dorme em berço esplêndido, esperando ser engolido por um leão, vendo a sua pobreza material se consolidar e a sua vida espiritual se apagar conforme as cinzas de um carvão que se queimou. (Pv 22:13; Mt 25:14-30).

II - VISÃO DE FUTURO

Em tudo que venhamos a realizar em nossa vida do mais simples ao mais arrojado projeto temos que ter em mente sempre o planejar para fazer, executar e em seguida avaliar os resultados do que foi feito e por conseguinte a depender dos resultados, readequar o projeto ás metas estabelecidas e/ou aperfeiçoá-lo.Sempre em cada ação o fator motivacional é importante quanto ao querer fazer.

Trataremos agora da relação direta entre trabalho, prosperidade e espiritualidade como visão do tempo presente e do tempo futuro para os que desejam as bênçãos do Senhor.

1. TRABALHO, PROSPERIDADE E ESPIRITUALIDADE

O homem é um ser espiritual e também material e assim ele vive nestas duas dimensões interagindo de forma permanente. As bênçãos de Deus para o homem são efetivadas nestas duas dimensões na qual denominaremos mundo material (terra) e o mundo espiritual (céu).

1.1. BÊNÇÃOS MATERIAIS DE DEUS NO MUNDO MATERIAL (TERRA)

i. PROVISÃO - Vida digna e de sustentabilidade de forma equilibrada (Ec 5:10-20)

ii. PROTEÇÃO - Guarda e proteção contra as ciladas malignas e do inimigo (Sl 121)

iii. VIDA FELIZ -Felicidade na família e no lar (Sl 128)

iv. SAÚDE - Saúde plena (Sl 30)

1.2. BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS DE DEUS NO MUNDO MATERIAL (TERRA)

i. PERDÃO DOS PECADOS - Libertação da morte eterna e provisão de uma cidadania celestial (Ef 2:1-10)

ii. PODER DO EVANGELHO - Receber o poder do Evangelho de Cristo ( At 1:6-8)

iii. SANTIFICAÇÃO - Transformação de um ser humano segundo a pessoa de Cristo, a ponto de virmos a possuir a própria plenitude de Cristo (Ef 1:15-23)

1.3. BENÇÃOS DE DEUS NO MUNDO ESPIRITUAL (CÉU)

i. VIDA ETERNA - Deus sem nós merecermos no deu gratuitamente a vida eterna. Um dia assumiremos um corpo glorificado para vivermos eternamente com Jesus (Jo 5:19-29)

ii. PROSPERIDADE - Vida plena e abundante no céu (Ap 21:1-8)

O preguiçoso não gosta de trabalhar e se não trabalhar não prospera na dimensão material e espiritual, mesmo porque há uma interface entre trabalho e espiritualidade. O ocioso cai na inércia pecaminosa e a sua mente desocupada mergulha este homem para a insensatez e o torna negligente para os cuidados de sua vida material e espiritual ( Pv 24:30-34)

III – PREGUIÇA: UMA DISFUNÇÃO DO USO DO TEMPO

O tempo não para, e quando pensamos que o tempo vem, então já era. Não podemos desperdiçar o tempo, alguns dizem que o tempo é ouro e por isso devemos utilizá-lo bem conforme os preceitos divinos.O livro de eclesiastes traz pontos importantes sobre o uso do tempo, a saber:

1. NA FAMÍLIA

Salomão apresenta o casamento como algo puro e que deve ser desfrutado com alegria, com felicidade devendo o homem possuir uma só mulher. Os deleites do casamento devem ser usufruídos , pois o tempo é fugaz (Ec 9:9)

Considerando que a família foi instituída por Deus e assim deve está sempre debaixo das bênçãos do Senhor, o rei Salomão aponta que a solidez do casamento e por conseguinte da família está no amor tipificado pela união inseparável do marido e da mulher fortificada e cimentada pela presença de Deus (Ec 4:9-12)

2. NO TRABALHO

O trabalho deve ser visto como uma benção de Deus, pois sem o seu trabalho o homem não tem honra. Do ponto de vista bíblico manifestado em Eclesiastes, temos as seguintes observações sobre o trabalho:

i. O prazer de viver também é fruto do trabalho, que, de acordo com Eclesiastes, deve ser realizado com diligência e perseverança, para gerar frutos de prosperidade para os homens; (Ec 11:1-6; Ec 9:10)

ii. Se o trabalho não proporcionar prazer, dignidade e melhoria de vida ao homem, então, não tem valor algum (Ec 4:7-8);

iii. A alegria, fruto do trabalho é dom de Deus (Ec 2:24-25; Ec 3:12-13; Ec 5:18-20;Ec 8:15;);

3. ADMINISTRANDO BEM O TEMPO

No capítulo 2 de Eclesiastes, o pregador coloca claramente que tudo que ocorre debaixo do sol é vaidade, isto é, finito e transitório, mais especificamente a vaidade das possessões, a vaidade da sabedoria, a vaidade do trabalho e que se isto for tão somente o centro da nossa vida, tudo isto não passa de mera vaidade e correr atrás do vento. (Ec 2:10-11; Ec 2:16-17; Ec 2:26).

É preciso que o homem tenha a compreensão de seu pequeno tempo aqui no planeta terra, senão vejamos:

i. A nossa juventude é muito breve e os jovens podem aproveitar os prazeres da vida, porém devem colocar a reverência e a vontade de Deus como guia para com seus atos, sabendo que prestará contas de todos os seus atos. (Ec 11:9-10)

ii. Para o jovem é inevitável que a velhice virá e com ela o descontentamento, a visão turva, a fraqueza nos dentes, a audição fraca, a insegurança no andar, os cabelos brancos, a fraqueza física, a falta de desejos (Ec 12:1-6) Salomão não queria desfazer-se da velhice, mas atacar o orgulho pecaminoso dos jovens e mostrar-lhes que, inevitavelmente, eles serão velhos, e na velhice não terão a oportunidade de servirem a Deus com todo o vigor.

iii. E que podemos dizer da morte, evento fora de nosso controle, mas o certo é que não levamos nada deste mundo e que todas as nossas realizações desaparecerão com a morte e outras pessoas continuarão, aperfeiçoarão ou irão destruí-las (Ec 5:15-16; Ec 2:18-21)

iv. O livro de Eclesiastes mostra que os homens estão a uma gota d'agua para a morte, por isso, eles devem viver em reverência a Deus, pois não sabem se estarão vivos no próximo minuto (Ec12:6-7; Ec 9:11-12)

IV – CONCLUSÃO

Vivamos aproveitando o tempo com intensidade, com destemor, buscando ao Senhor, vivendo com fé e esperança, com ânimo, com diligência, enfrentando os altos e baixos da vida segundo os valores e princípios de Deus, na confiança de que tudo está sob o controle de Deus, inclusive as nossas vidas.

Fonte:https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/06/notas_3t_2017_jovens_lic3a7c3a3o_2_preguic3a7a-desperdc3adcio-de-tempo.pdf Acesso em 05 jul. 2017.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.