Jovens

Lição 1 - O chamado de Jeremias I

ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2025

Jovens: EXORTAÇÃO, ARREPENDIMENTO E ESPERANÇA: o ministério profético de Jeremias

COMENTARISTA: Elias Rangel Torralbo

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO 1 - O CHAMADO DE JEREMIAS

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A NATUREZA DO CHAMADO DE JEREMIAS

O AT fala bastante sobre a vida e o ministério do profeta Jeremias. Nasceu em Anatote (Jr l. l), uma pequena vila cerca de 5 quilômetros ao norte de Jerusalém. Seu pai chamava-se Hilquias, um sacerdote (não confunda com o Hilquias que serviu no tempo do rei Josias: I RS 22.8), provavelmente descendente do sumo sacerdote Abiatar, a quem o rei Salomão baniu para Anatote (l RS 2.26). Jeremias nunca se casou (Jr 16.1,2) e dedicou toda sua vida adulta ao ministério profético. Seu trabalho estendeu-se por quatro décadas e passou por muitas situações diferentes.

Jeremias foi chamado pelo Senhor para um ministério duro e difícil, algo que jamais imaginara sendo de uma família sacerdotal. Ele veio como uma flecha nas mãos do Senhor, para enviar uma mensagem poderosa em um tempo de crise, o que o fez expor com clareza sua humanidade e sensibilidade, sem deixar de lado sua postura e franqueza nas palavras.

Deus chamou Jeremias para ser profeta do Reino do Sul, isto é, Judá. Seu ministério abrangeu os últimos quarenta anos da nação, inclusive, os dias que precederam a destruição de Jerusalém e a deportação do povo de Deus a Babilônia (627-586 a.C.).

Deus selecionou Jeremias em meio ao caos espiritual do povo. Seu chamado não foi algo espontâneo, mas sim surge de um grande projeto divino que iniciou muito antes de sua consciência humana.

Antes de Jeremias nascer, Deus já havia determinado que ele seria profeta. Assim como Deus tinha um plano para a vida de Jeremias, Ele também tem um para cada pessoa. Seu alvo é que o crente viva segundo a sua vontade e deixe que Ele cumpra seu plano em sua vida. Assim como no caso de Jeremias, viver segundo o plano de Deus pode significar sofrimento; porém, Deus sempre opera visando o melhor para nós.

A MENSAGEM DE JEREMIAS

O Senhor chamou Jeremias para proclamar duas mensagens: "Vê, ponho-te hoje sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares e derrubares, para destruíres e arruinares, e para edificares e plantares" (Jr 1.10). Conforme esta comissão indica, o ministério do profeta era tanto de destruição como de edificação. Jeremias falou sobre as nações ao redor de Israel (Jr 46 a 51), mas a ênfase central de seu chamado foi o reino do Sul. Ele falou primariamente sobre a queda de Judá e sua posterior restauração.

A história nos conta que Judá estava em profundo declínio espiritual, ou seja, estava vivendo em uma profunda apostasia. Judá estava devotada aos ídolos e totalmente afastada do Senhor, vivendo de maneira dissoluta e imprudente, desprezando totalmente o que Deus havia feito pelo povo.

Nesse período coube a Jeremias, que foi chamado por Deus, para ser o mensageiro de um grande juízo que viria por sobre Judá. O Senhor derramaria um duro juízo sobre o povo, marcando assim as características mensagens que o profeta proferiu em sua jornada.

A mensagem de Jeremias continha partes ligadas a juízo e também de restauração, no entanto, por causa do período da história de Israel em que Jeremias profetizou, sua mensagem enfocava, em primeiro plano, o castigo e a condenação. A nação desviada, de Israel, tinha de ser derribada antes de Deus plantá-la e edificá-la de novo.

A MENSAGEM DE JEREMIAS E OS SEUS EFEITOS

Jeremias proferiu mensagens diferentes, para diversas épocas, mas seu padrão básico permaneceu com a mesma consistência, pois se baseava fortemente na teologia da aliança de Deuteronômio.

Sem dúvida o profeta tinha familiaridade com as leis de Moisés, as quais tiveram um importante papel nas reformas do rei Josias (2 RS 22.8). Ele formulou a ênfase e a estrutura de sua teologia, de acordo com aquelas normas.

Porém, nenhuma pregação tem total efeito sem a aceitação e arrependimento do ouvinte. Judá ouviu a mensagem proferida pelo profeta, contudo, permaneceu indiferente e desprezando a voz de Deus através da vida do profeta.

Jeremias, em certo momento, padeceu um grande sofrimento pelas mãos do povo de Judá. Ele foi perseguido, ficou só e lidou com profundas adversidades ao longo da sua caminhada, contudo, o Senhor sempre o fortalecerá nos momentos de dúvidas e incertezas que rodeiam a vida de todo crente fiel.

Algumas das profecias proferidas por Jeremias tiveram seu cumprimento ainda no tempo em que o profeta esteve em vida. Outras ainda terão seu cumprimento. Contudo, não podemos descartar que seu efeito ainda grita no tempo presente.

Esperando Jesus voltar hoje! Ev. Antonio Vitor de Lima Borba

Referências:

1 - GARDNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. São Paulo: Editora Vida, 2005.

2 - STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2025 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.