Jovens

Lição 11 - Davi: no lugar errado e na hora errada I

ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025

Jovens: Davi: de Pastor de Ovelhas a Rei de Israel

COMENTARISTA: Marcos Tedesco

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO 10 - DAVI: NO LUGAR ERRADO E NA HORA ERRADA

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O ERRO DE DAVI

O capítulo II de 2 Samuel registra o pecado e queda trágicos de Davi. Ao invés de ir adiante do seu exército na batalha, conforme fizera antes, Davi ficou em Jerusalém. Foi tomado de uma indolência que não demorou a levá-lo ao colapso moral e espiritual. Sua vida de conforto e luxo como rei desenvolveu nele a autoconfiança e a imoderação. Nesse tempo, ele deixou de ser um homem segundo o coração de Deus (l Sm 13.14). Davi, deste modo, caindo da graça, é uma advertência a todos os crentes: "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia" (l co 10.12).

Em um momento de ociosidade, o rei Davi foi passear em seu palácio quando percebeu, ao longe, uma mulher tomando o seu banho. Naquele momento, Davi foi engodado pela tentação, e, infelizmente, deixou que ela tomasse conta do seu coração e viesse a consumar o pecado que de perto o rodeava.

Davi foi consumido pelo pecado que encontrou uma grande brecha em sua vida. Seus atos subsequentes foram infelizes, o que culminou na morte de um homem inocente, com a finalidade de esconder um grande erro, imaginando que seria capaz de omitir a sua falha diante do Deus Todo-poderoso.

Esse relato dos pecados de Davi e as tragédias que se seguiram na sua vida pessoal e doméstica serve como exemplo de grave advertência, não somente para Israel, como também para os crentes do NT. [...] O pecado de Davi demonstra até onde pode cair uma pessoa que se desvia de Deus e da orientação do Espírito Santo.

COMO VENCER AS TENTAÇÕES

O erro cometido por Davi deve ligar o sinal de alerta para nós. O fato ocorrido entre ele e a mulher de Urias destacou o perigo de não estarmos vigilantes diante do mal que tão de perto nos rodeia. Davi preferiu errar pelo prazer, do que permanecer fiel diante da tentação que se apresentara em sua frente.

O cometimento do pecado inicial desencadeou uma série de acontecimentos que buscaram esconder o ato cometido com Bate-seba. Davi entendeu que suas ações seriam capazes de esconder plenamente sua falha, contudo, o rei esqueceu-se que do Rei dos reis nada passa escondido, pois seus olhos estão em todo lugar.

Deus enviou o profeta Natã para então confrontar ao rei, fazendo-o entender a gravidade do seu pecado. Infelizmente a cegueira espiritual de Davi não o permitiu compreender a situação a ponto de fazê-lo se arrepender sozinho. Esse fato tem feito muitos grandes homens e mulheres de Deus fracassarem na caminhada.

Todos estamos sujeitos ao erro, e o nosso Deus está pronto a perdoar aquele que se arrepende verdadeiramente. Outro ponto, também, que precisamos apontar é que o rei poderia ter fugido do ambiente da tentação para não ser engodado por ela, porém, ele decidiu ficar e ceder. O jovem cristão precisa entender que as tentações virão, contudo, a Palavra de Deus nos orienta a fugir dela, assim como fez José na casa de Potifar.

ARREPENDIMENTO, PERDÃO E RECOMEÇO

Davi confessou o seu pecado diante de Deus, e se arrependeu profundamente de tê-lo feito. O arrependimento e a confissão do pecado cometido é o princípio da restauração. Essa é a ação de quem compreende o que cometeu e deseja o perdão da parte de Deus, a fim de restaurar a sua comunhão com Ele.

Precisamos encorajar o faltoso a buscar pelo perdão do Senhor. Infelizmente muitos estão envoltos a uma grande cegueira que os impedem de entender qual o seu erro, colocando a culpa de sua falta nos outros. Essa lição nos convida a entender a nossa posição quando errados, e a nossa necessidade de restauração quando cairmos.

Por fim, cabe ressaltar que o perdão não anula a consequência. Embora Davi tenha se arrependido dos seus pecados e recebido o perdão da parte de Deus, as consequências disso não foram eliminadas por Deus. Semelhantemente, um crente que venha a cometer pecados terríveis, pode receber, através da tristeza segundo Deus e o arrependimento sincero, a graça e perdão da parte de Deus. Mesmo assim, a restauração do nosso relacionamento com Deus não significa que escaparemos do castigo temporal, nem que ficaremos isentos das consequências dos pecados específicos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2025 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.