ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Jovens: A Verdadeira Religião - Um Convite à Autenticidade na Carta de Tiago
COMENTARISTA: Eduardo Leandro Alves
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO 1 - UM CONVITE À AUTENTICIDADE
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
A CARTA DE TIAGO
Estamos iniciando um novo trimestre. Neste, passaremos a compreender os ensinos deixados pelo irmão Tiago em sua epístola. Seus ensinamentos foram necessários no contexto para o qual foi escrito, contudo, ainda no nosso tempo sua mensagem grita aos nossos corações, transmitindo verdades a serem aplicadas em nossas vidas.
A carta de Tiago é um livro prático. Esse livro é considerado o livro de Provérbios do Novo Testamento. Tiago é mais pregador que escritor. É como se ele nos agarrasse pela lapela, fitasse-nos olhos e falasse conosco algo urgente. Um dos grandes problemas que a igreja estava enfrentando era colocar em prática aquilo que eles professavam. A vida estava divorciada da teologia. Esse também é o problema da igreja contemporânea. Daí, a pertinência e a urgência de estudarmos Tiago.
Quando estava redigindo a sua carta, Tiago tinha como destino os irmãos que vieram de origem judaica, e estavam sofrendo aflições e perseguições por terem se convertido ao Evangelho. Sua mensagem deixa claro que ele procurava trazer ensinos a pessoas que conheciam bem o judaísmo.
Tiago procurou transmitir um sermão escrito, partindo de um pastor para as suas ovelhas. Sua escrita apresenta lições que visam apresentar a importância do aplicar o que se tem aprendido, e não ficar preso ao mundo das idealizações e da falsa prática cristã. Além de tudo isso, Tiago procurou transmitir ânimo aos seus destinatários. Ele escreveu como um verdadeiro pastor que se preocupa com o seu rebanho.
PROPÓSITO E ATUALIDADE DA CARTA DE TIAGO
Tiago escreveu para encorajar os crentes judeus que enfrentavam várias provações que punham sua fé à prova; para corrigir crenças errôneas a respeito da natureza da fé salvífica; e para exortar e instruir os leitores concernente ao resultado prático da sua fé na vida de retidão e nas boas obras.
A mensagem enviada procurou convidar os irmãos ao amadurecimento espiritual. Não podemos pensar que o novo convertido deva ficar para sempre como um indouto na fé, mas sim ele deve procurar, todo dia, o amadurecimento espiritual que as Sagradas Escrituras fornecem aos que estão dispostos a aprenderem verdadeiramente com o Evangelho.
Tiago o fez isso com lições práticas da vida cotidiana cristã, onde seus leitores receberam ensinamentos relacionados à jornada de fé. Quando nós, cristãos da presente era, nos deparamos com o texto contido em Tiago, somos convidados a analisar nossas atitudes e perceber se estamos realizando o correto exercício da nossa fé, demonstrando em nosso modo de viver a beleza do Evangelho de Cristo.
Nós precisamos, assim como ensinou Tiago, ser autênticos cristãos transformados na presente era, foi isso que foi passado para os destinatários da carta na época que foi escrita. Ser autêntico é estar disposto a praticar a fé em um cenário difícil, sabendo que o sofrimento que passamos aqui será recompensado na eternidade.
A IMPORTÂNCIA DA CARTA
O tema central de Tiago é: o nascimento (1.13-19a), o crescimento (1.19b-25) e a maturidade (1.26 - 5.6) do cristão. Através das provas, pela paciência, recebemos a coroa. A primeira ênfase de Tiago é sobre o novo nascimento (1.13-19a). Embora a velha natureza permaneça ativa (1.13-16), o Pai nos trouxe ao novo nascimento pela Sua Palavra (1.17-19a). A segunda ênfase é sobre o crescimento espiritual (1.19b-25). Nós crescemos pelo ouvir (1.19), receber (1.21) e obedecer (1.22-25) a Palavra. A terceira ênfase é sobre a maturidade espiritual (1.26 - 5.6).
A carta escrita por Tiago apresentou um roteiro espiritual e moral às “doze tribos espalhadas entre as nações”. Ela serviu como combustível para fazerem os seus leitores permanecerem firmes na fé que agora professavam, diante de todo o clima e ambiente hostil que estavam enfrentando.
Para os nossos dias, a carta que Tiago escreveu grita aos nossos corações com urgência. Seus ensinos não se perderam no passado, mas continuam oferecendo direcionamento aos cristãos no tempo presente. Tenho certeza de que esse trimestre será muito rico para o jovem na EBD.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA