ASSEMBLEIA DE DEUS EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN - IEADESGA
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Jovens:ALCANCE UM FUTURO FELIZ E SEGURO- Conselhos de Salomão no livro de Provérbios: Um convite à sabedoria e às promessas de proteção.
COMENTARISTA: Marcelo Oliveira
COMENTÁRIO: Pr. Erivandro Galdino
LIÇÃO 6 - A NATUREZA DA SABEDORIA E O SENTIDO DA VIDA
Trataremos a respeito de Provérbios 8.22-31, seção considerada o “coração” de todo o livro. Ali, a sabedoria é apresentada em primeira pessoa no singular e que estava presente antes e durante todo o processo de criação de Deus. E, por isso, a sabedoria, especificamente esta seção de Provérbios, é interpretada à luz de Jesus Cristo como o verbo encarnado, isto é, a própria sabedoria encarnada e manifesta a todos os seres humanos. Essa sabedoria divina carrega consigo a beleza de Deus. Há beleza quando percebemos que o processo de conhecer, pensar e saber é próprio da espécie humana, pois outras espécies terrestres não possuem essa capacidade. Há beleza também quando aplicamos a sabedoria a um problema concreto e contemplamos a sua solução. Há também quando temos a consciência a respeito da finalidade, do propósito das coisas, principalmente quando é a respeito de nossa própria vida. Veremos essa dinâmica da sabedoria neste capítulo. Com base em compreender a finalidade das coisas, este capítulo desenvolve o tema do sentido da vida como desdobramento de uma vida de sabedoria. É própria de uma pessoa sábia estar consciente a respeito do sentido da sua vida, vocação e finalidade aqui no mundo. Quem responde satisfatoriamente essa pergunta, sob a orientação do Espírito Santo, encontrou a sabedoria.
I- DEUS: A FONTE GERADORA DE SABEDORIA.
1- A IMPORTÂNCIA DE PROVÉRBIOS 8.32-33.
A seção bíblica de Provérbios 8.22-31 é considerada pelos estudiosos como a mais importante do livro. Isso ocorre porque o sábio descreve nela a existência da sabedoria desde a eternidade. Desde sempre, ela foi possuída e ungida pelo Senhor (Pv 8.22,23). Aqui, a sabedoria testemunha toda a ação divina na criação. Ela estava na fundação da terra, na determinação das medidas de cada criatura, na formação das estrelas, na formação do mar (Jo 38.4-11). Lá estava a sabedoria contemplando e sendo contemplada por meio da obra de criação em que o Deus Criador age — por isso o Senhor é a sua fonte. O capítulo 8 afirma exatamente que o Senhor é a fonte de sabedoria. Nesse sentido, a sabedoria verdadeira só pode ter origem no próprio Deus. Por isso que, diferentemente de outras seções de Provérbios, em que advertências a respeito da família, da castidade sexual e do cuidado com o coração são enfatizadas, esta seção é uma bela exposição da origem da sabedoria, que, uma vez adquirida, traz segurança ao caminho da jornada do jovem que a busca. Outra questão importante a notar é que a presente seção é encontrada na primeira pessoa. Veja como o texto é introduzido: “O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas” (Pv 8.22) ou seja, em Provérbios a sabedoria aparece como sujeito. Esse sujeito revela que pertence ao Senhor antes mesmo da Criação, isto é, a sabedoria já existia com Deus antes mesmo de seu ato criativo.
2- A SABEDORIA GERADA E CRIADA POR DEUS.
Esta seção também nos mostra que o próprio Senhor gerou a sabedoria. Por isso, é muito interessante meditarmos na expressão “me possuiu”, que aparece no versículo 22. Ela aparece no texto hebraico como quanar, que, ao longo do texto de Provérbios, carrega o sentido de “comprar”, “adquirir” ou “possuir”. Isso significa que a palavra traz um sentido de pertencimento a quem a compra, adquire ou possui. Muitos estudiosos, contudo, concordam que a palavra no versículo 22 é ambígua e que, por isso, tem muitas formas de tradução. Há, porém, uma convergência para reconhecer que ela tem a ver com a ideia de que a sabedoria existia antes da criação de Deus. No contexto do capítulo 8, é exatamente o que o sábio quer mostrar, ou seja, que o Senhor é a fonte da sabedoria, e que ela sempre esteve com Ele antes do início de tudo. Essa relação entre Deus e a sabedoria revela naturalmente a noção de que tudo o que vemos como obra da sua criação, tais como o céu, a terra e o mar, é fruto e consequência da sua sabedoria infinita. Expressões como “Desde a eternidade, fui ungida”, “Antes de haver abismos, fui gerada” e “Ainda ele não tinha feito a terra” (vv. 23-26) convergem bem para esse sentido. Por isso que a verdadeira sabedoria só pode ter como origem o Deus criador. E ela estava com o Senhor Deus antes mesmo de o mundo visível existir.
3- A SABEDORIA E O PROCESSO DE CRIAÇÃO.
Quando falamos que a sabedoria estava com Deus desde o início, lembramo-nos naturalmente do Evangelho de João, em que lemos o seguinte: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus” (Jo 1.1,2). Essa introdução do Evangelho do apóstolo João apresenta nosso Senhor como eterno e como o verbo preexistente que se tornou carne e habitou entre nós (Jo 1.14). Essa introdução tem uma conotação bem parecida com o que lemos em Provérbios 8. Por essa razão, os denominados Pais da Igreja, pessoas que lideraram a Igreja depois dos apóstolos, faziam a correlação entre Jesus e a sabedoria descrita em Provérbios 8 (CHAPMAN, Milo L.; PURKISER, W. T. (et al) 2014, p. 378). Em João, o verbo que se fez carne é a sabedoria encarnada em Jesus Cristo, nosso Senhor. Por isso que toda essa descrição da sabedoria tem uma referência com o Evangelho de João (Jo 1.1-3). Assim sendo, a Igreja via a sabedoria descrita aqui como um tipo de Cristo. Nosso Senhor, por excelência, é a sabedoria encarnada como luz que ilumina os homens (Jo 1.4,5). Os versículos 27-29 retratam a sabedoria atuando no processo da criação, como o Evangelho de João também testemunha a atuação do Filho. Eles mostram que, enquanto o Senhor Deus criava os céus (v. 27), e passava sobre as faces do abismo (vv. 27, 28), e cuidava do mar, e estabelecia os fundamentos da terra (v. 29), a sabedoria estava com Ele durante todo o processo criativo. É interessante observarmos também que, nos versículos 30 e 31, a sabedoria aparece como uma aluna que aprende com o Criador e que se alegra e participa de todo o processo da criação. Dessa forma, é sábio reconhecer que há um criador por trás de toda essa exuberância da criação. O contrário também é válido, pois é uma completa ignorância pensar que não há nenhum ser inteligente e pessoal por trás de tanta complexidade, organização, grandeza e formosura que se manifesta por meio da natureza criada pelo Criador.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA