ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Jovens: NA COVA DOS LEÕES - O exemplo de fé e coragem de Daniel para testemunho cristão em nossos dias
COMENTARISTA: Valmir Nascimento
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO 13 - O FIM DE TODAS AS COISAS
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
PREPARANDO-SE PARA RECEBER A MENSAGEM DO CÉU
Em resposta à sua busca, Daniel tem uma visão gloriosa. Um ser celestial cheio de esplendor apresenta-se (vv. 5,6). Ele está vestido de linho, e o seu corpo é descrito como sendo de turquesa, e o seu rosto parecia um relâmpago; os seus olhos como tochas de fogo; os seus pés e braços brilhavam como bronze polido, e a voz como o som da multidão.
Diante de uma pesada revelação espiritual, o corpo humano não é capaz de suportar sem qualquer abatimento. Daniel era um profeta que amava a sua nação, e receber do céu um roteiro do que aconteceria nos próximos anos com o povo judeu, o deixou muito abalado. Contudo, ele buscou ao Senhor em oração e recebeu a sua resposta.
O profeta, no entanto, recebe ajuda e experimenta a consolação. É isso o que ocorre com os que ficam na presença de Deus! Em primeiro lugar, ele recebe o toque celestial para recuperar as suas forças (v. 10). Em segundo lugar, o profeta ouve o seu nome ser chamado, sendo novamente lembrado de que é amado no Céu (v. 11). Oh! Como é bom em momentos de fraqueza escutar a voz divina dizendo que somos amados. Em terceiro lugar, Daniel recebe amparo, dizendo para não temer (v. 12).
Note que um detalhe é revelado no texto. A mensagem saiu no início da súplica do profeta, contudo, ela foi resistida no mundo espiritual, necessitando da intervenção divina, através do envio de Miguel, para que a revelação do Senhor chegasse até o homem de Deus que estava em oração.
Essa mensagem deixa claro que o mundo espiritual está presente, e muitos confrontos acontecem para que a voz de Deus não seja ouvida. Não podemos desprezar esse entendimento. Infelizmente temos visto muitos brincando com o mundo espiritual, sendo iludidos por brincadeiras e a fama trazida com suas aparições mirabolantes. A REVELAÇÃO DO FUTURO
O que foi mostrado a Daniel apontava para o futuro, seja ele presente ou mais remoto. Deus estava apresentando para o seu servo o desenrolar de uma história que teria sua conclusão no final de todas as coisas.
Ele viu o que aconteceria com Israel até o período neotestamentário. A Daniel fora revelado todas as implicações políticas, governos, guerras, assolações e sofrimentos que o seu povo passaria nos próximos anos. Perceba que essa parte da profecia se cumpriu em sua plenitude, como toda palavra perfeita de Deus.
A outra parte da profecia aponta para o final de todas as coisas, quando toda a humanidade receberá o tratamento final de sua maldade e arrogância contra Deus. Nesse trecho encontramos a aparição da figura do Anticristo, que surgirá como solução das nações no futuro, contudo, será o representante do Diabo na terra, iludindo e enganando a toda a humanidade com suas habilidades demoníacas.
Foi dito a Daniel que a plena compreensão da sua profecia só ocorrerá no tempo do fim. Nesse tempo, alguns serão purificados mediante provações; estes serão os sábios que entenderão (Dn 12.10). Não haverá ímpio ou rebelde entre eles. Também haverá uma “abominação desoladora”, seguida de um período de 1.290 dias. Isso corresponde aos últimos três anos e meio da tribulação, acrescidos de quarenta e cindo dias. Há uma bem-aventurança para aqueles que perseverarem até o fim de 1.335 dias (Dn 12.12). O significado desses dias não foi revelado a Daniel, mas essa visão nos mostra que haverá um espaço de tempo entre a batalha de Armagedom e o completo estabelecimento do reino milenar.
ARMAGEDOM E AS ÚLTIMAS COISAS
A derrocada final do Anticristo ocorrerá na Batalha do Armagedom. Estamos falando do último episódio do período tribulacional. Aqui o Anticristo conseguirá inflamar uma grande revolta contra uma força que jamais terá poder, e assim será destruído e lançado no lago de fogo pelo próprio Cristo glorificado.
A batalha do Armagedom, no vale de Megido (Zc 12.11), refere-se a revolta comandada pelo anticristo na fase final da Grande Tribulação, onde ele arrebanhará tropas (Ap 12.15; 17.5) que marcharão ao encontro de Israel para os destruir. […] No mesmo vale em que muitas batalhas já foram travadas no decorrer dos séculos será realizada a mais dura e sangrenta investida contra Israel. No vale de Megido (Zc 12.11), o Anticristo marchará com as suas tropas com o objetivo de liquidar de vez com os filhos de Jacó. […] A investida não galgará sucesso. Todos serão mortos com a palavra da boca de Jesus (Ap 19.21). A Bíblia narra que haverá uma grande perturbação no meio das tropas, que se virarão contra si mesmas (Zc 14.13). Seus olhos serão apodrecidos em suas órbitas, e suas carnes serão consumidas, estando eles ainda de pé (Zc 14.12).
Daniel foi revelado que as palavras que lhe foram revelados teriam seu cumprimento no final de todas as coisas. Hoje percebemos que a humanidade caminha para um colapso em todas as áreas, e que o que está previsto nas Sagradas Escrituras breve hão de acontecer. Que possamos permanecer firmes diante de tudo.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA