ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Jovens: NA COVA DOS LEÕES - O exemplo de fé e coragem de Daniel para testemunho cristão em nossos dias
COMENTARISTA: Valmir Nascimento
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO 9 - ENTRE A LEI DE DEUS E A LEI DOS HOMENS
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
VIVENDO SOB UM NOVO GOVERNO
Dario, o Medo, imperador sobre Babilônia nos dias de Daniel, não deve ser confundido com o rei Dario citado em Daniel 9.1 e outras referências. Na verdade ele governava sob as ordens de Ciro, o fundador do Império Persa (Dn 6.28). Embora alguns teólogos o identifiquem como o próprio Ciro, é mais provável que fosse um governador descendente dos medos, conhecido como Gubaru (Gr. “Gobryas”).
Estamos falando de um novo governo que dominava o povo judeu. Este tinha um modelo diferente de gestão, onde seu modelo administrativo destacou a sua capacidade de estruturar toda a parte político-administrativo do reino. No meio do corpo administrativo estava Daniel, o que causou um certo ciúme nos demais por sua conduta o fazê-lo diferente dos demais.
Para a glória de Deus nos damos conta de que, mesmo estando Daniel muito velho, era capaz de trabalhar, e havia perseverado fielmente em sua fé. É para a glória de Deus que aqueles que professam a fé comportem-se de tal forma que os seus inimigos mais vigilantes não possam encontrar ocasião para culpá-los, exceto naquilo que se refere ao seu Deus, pois neste assunto andam conforme a sua consciência.
Sabemos que o governo persa foi mais tolerante quanto a diversidade religiosa. Contudo, encontramos na Bíblia ocasiões onde a religião foi usada como ferramenta de ataque contra o povo. Daniel recebeu uma condenação por apenas estar realizando os seus costumes religiosos. Muitas vezes seremos atacados por apenas estamos demonstrando a conduta cristã correta. Como testemunho pessoal, passei por um momento em determinada ocasião da vida que, por não participar de eventos que se desviavam de minha conduta religiosa, tinha que trabalhar a mais que os outros para que estes pudessem se divertir.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA