Jovens

Lição 8 - A consequência destruidora do prazer carnal I

ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024

Jovens: NA COVA DOS LEÕES - O exemplo de fé e coragem de Daniel para testemunho cristão em nossos dias

COMENTARISTA: Valmir Nascimento

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO 8 - A CONSEQUÊNCIA DESTRUIDORA DO PRAZER CARNAL ORGULHOSO

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O BANQUETE DE BELSAZAR E O HEDONISMO

Belsazar (Bel proteja o rei) foi o último rei do Império Babilônico citado na Bíblia. Este nome aparece somente em Daniel 5, onde também é descrita a morte dele (Dn 5.30). […] Daniel 5 diz muito pouco sobre o caráter de Belsazar.

Após a morte de Nabucodonosor a Babilônia iniciou um rápido declínio. A fama que dantes carregara a potência caldeia, agora estava prestes a ser reduzida a nada, cumprindo assim a revelação divina entregue a Nabucodonosor no sonho da estátua. Agora, o reino sob domínio de Belsazar, seria entregue nas mãos de Ciro, conforme a profecia de Isaias (Is 44.28; 45.1).

O “rei”, que era um homem vão, ofereceu um vasto banquete para mil convidados! O rei continuava a beber vinho na presença dos convidados, que também continuavam a beber só para fazer-lhe companhia. […] As taças de vinho que o vão rei usou eram os vasos de ouro e prata que Nabucodonosor (seu “pai”) tinha tirado do templo de Jerusalém, no primeiro ataque e cativeiro. […] Aqueles réprobos levaram muito à frente sua tola questão. Não só profanaram precipitadamente o que era santo, mas chegaram a usar os vasos sagrados para honrar suas falsas deidades, tornando os vasos do templo parte de sua adoração idólatra. Foi uma apropriação vergonhosamente indébita do que pertencia a Deus. Por tal ato, eles pagaram um preço altíssimo.

Belsazar com os seus grandes, ao beberem nos vasos sagrados do Senhor em honra aos deuses pagãos de Babilônia, afrontaram o único Deus verdadeiro e provocaram juízo contra si mesmos.

O rei em sua loucura desejou satisfazer os prazeres carnais com aquilo que era dedicado ao Deus dos Exércitos. Assim idealizou uma grande festa profana que visava cumprir os seus desejos imundos, contudo, recebeu o peso da mão de Deus sob a sua vida e reino. Não podemos pensar que a justiça divina não retribuirá os males e afrontas blasfemas que o mundo realiza contra Deus.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.