ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Jovens: NA COVA DOS LEÕES - O exemplo de fé e coragem de Daniel para testemunho cristão em nossos dias
COMENTARISTA: Valmir Nascimento
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO 7 - DEUS ABATE O CORAÇÃO ORGULHOSO
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
O EDITO E O SONHO DO REI
Através de uma circular real, Nabucodonosor conta um testemunho pessoal a todos os povos sob seu domínio. Em seu comunicado, o rei pretendeu “fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus” (Dn 4.2) havia feito para com ele. O grande fato a ser considerado é que a experiência vivida por Nabucodonosor no episódio contado no capítulo 4 é ímpar, e destaca algo que somente o poder de Deus pode realizar.
No início da narrativa, o rei destaca que estava vivendo um tempo de repouso e descanso em seu palácio. Ele “estava sossegado” (Dn 4.4) em seu palácio, e desfrutava do seu status e prosperidade que havia alcançado através de suas campanhas bem-sucedidas. Não podemos negar que as investidas militares da Babilônia eram poderosas e certeiras, e seu reino havia alcançado uma grande e destacada posição diante dos demais. Isso trazia para Nabucodonosor uma posição diferenciada em relação aos demais reis ao seu redor.
Contudo, em uma reviravolta interessante, o rei mais uma vez é revelado através de um sonho o que o Senhor realizaria em sua vida. O sonho, como o tido com a estátua, o perturbou muito, fazendo-o convocar todos os sábios e entendidos de seu reino para que o pudesse acalmar com a interpretação do sonho (Dn 4.5,6).
Mais uma vez, os magos, astrólogos, e adivinhadores não puderam revelar o sonho ao rei (Dn 4.7). Quanto aos mistérios de Deus, a mente humana não é capaz de interpretar nem entender àquilo que somente os que possuem o Espírito de Deus recebem como revelação. Por isso que a presença de Daniel foi a mais destacada de todas diante do rei.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA