ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Jovens: NA COVA DOS LEÕES - O exemplo de fé e coragem de Daniel para testemunho cristão em nossos dias
COMENTARISTA: Valmir Nascimento
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO 4 - UMA FIRME DECISÃO DE NÃO SE CONTAMINAR
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
O BANQUETE DO REI
Além da educação babilônica, os jovens que foram conduzidos para as terras caldeias teriam uma alimentação distinta. Tudo aquilo que o rei Nabucodonosor comesse, e o que lhe era servido, estaria disponível para que os cativos que estavam sendo treinados pudessem se alimentar.
Quando Daniel e seus companheiros receberam a notícia, tomaram uma decisão ímpar diante da oportunidade surgida: não vamos nos contaminar. Pode até parecer uma “besteira” a decisão do jovem e de seus companheiros, contudo, isso destaca muito além do que uma simples dieta, pois promove o caráter daquele servo de Deus diante das oportunidades fáceis da Babilônia.
Daniel decidiu não comer essa comida, ou porque ela era proibida, pela lei dos judeus, como o porco, ou porque aceitar a comida e a bebida do rei era o primeiro passo para depender de seus presentes e favores. Embora Daniel estivesse em uma cultura que não honrasse a Deus, ele ainda obedecia às leis de Deus.
O ambiente moral de Babilônia era totalmente pagão. Bem sabemos que o ensino que transmitiam a Daniel e aos seus amigos, em Babilônia, geralmente contradizia os retos ensinos da lei de Deus. O mesmo alimento e vinho servidos ao rei Nabucodonosor também eram servidos a eles – alimento e vinho que, por certo, eram antes dedicados a ídolos. Comer tal alimento era, para eles, desobediência à Lei de Deus; beber tal vinho seria entorpecer suas mentes.
O fato é que a decisão de Daniel vai muito além de uma simples abnegação. Sua fidelidade aos princípios e marcos aprendidos com a Lei de Deus destaca a sua devoção para com o Senhor.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA