ASSEMBLEIA DE DEUS EM PARNAMIRIM/RN - ADPAR
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Jovens: O PADRÃO BÍBLICO PARA A VIDA CRISTÃ - Caminhando segundo o ensino das Escrituras
COMENTARISTA: Alexandre Coelho
COMENTÁRIO: PR. ERIVANDRO GALDINO
LIÇÃO 8 - A REALIDADE BÍBLICA DO TRABALHO
INTRODUÇÃO
A palavra trabalho, a longo da história, ganhou o significado de uma atividade punitiva e desgastante para o ser humano, algo com que somos obrigados a conviver sob pena de não poder nos sustentar ou suprir as nossas necessidades. Mas o que a Palavra de Deus fala sobre o trabalho, e de que forma sua mensagem pode nos inspirar a glorificar a Deus por meio de nossas atividades profissionais e talentos? Veremos neste capítulo que a perspectiva divina acerca do trabalho tem por objetivo abençoar a humanidade e dar aos homens o senso necessário de utilidade para esta vida.
Este tema tem por objetivo demonstrar que o trabalho é uma bênção dada por Deus ao homem. Ele não foi instituído como uma forma de punição para a humanidade, mas, sim, como uma forma de dominar a terra, de valorizar o talento que recebemos e de glorificar a Deus com o trabalho das nossas mãos.
I- A PERSPECTIVA BÍBLICA DO TRABALHO.
1. O TRABALHO ANTES DA QUEDA.
A Palavra de Deus nos mostra que, desde o princípio, Deus nos deu o exemplo de uma atividade laborativa criando todas as coisas. Ele mesmo tomou a iniciativa de trazer vida à terra por meio da criação, e tudo o que podemos ver hoje é fruto do seu trabalho, pois Ele “sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder” (Hb 1.3). O trabalho de Deus trouxe ordem à Terra sem forma e vazia, mostrando que se desejamos organizar um ambiente, trazer ordem a alguma coisa, precisamos ter iniciativa e trabalhar. Deus nos deu esse exemplo.
A história da criação nos apresenta o trabalho como uma ocupação dada ao homem pelo próprio Deus. Após ter organizado todo o cenário onde haveria de criar o homem, Deus lhe designou uma tarefa: “E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar” (Gn 2.15). Antes que houvesse o pecado, o homem já tinha a tarefa de trabalhar e cuidar do ambiente em que foi colocado.
Desde o princípio, Deus entendeu que o homem deveria ter uma vida produtiva, e seu primeiro trabalho foi junto ao campo, com o objetivo de se ambientar com a natureza e guardá-la. Em hipótese alguma podemos crer que o trabalho foi uma maldição para o homem antes do pecado, pois foi Deus que posicionou o homem para essa finalidade, e isso não teve relação alguma com uma prática pecaminosa.
O trabalho no campo foi o início da atividade laborativa da humanidade. Com o passar do tempo, os homens e mulheres passaram a se dedicar a outras atividades, conforme seus talentos e as oportunidades se apresentavam. A produção de ferramentas de agricultura e marcenaria, a construção de barcos e navios e trabalhos com metais são algumas das atividades que os primeiros homens desenvolveram.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr. Erivandro Galdino