ASSEMBLEIA DE DEUS EM PARNAMIRIM/RN - ADPAR
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Jovens: O PADRÃO BÍBLICO PARA A VIDA CRISTÃ - Caminhando segundo o ensino das Escrituras
COMENTARISTA: Alexandre Coelho
COMENTÁRIO: PR. ERIVANDRO GALDINO
LIÇÃO 5 - A REALIDADE BÍBLICA DA SANTIFICAÇÃO CRISTÃ
INTRODUÇÃO
A santidade, característica moral e prática da fé cristã, é um dos ensinos mais presentes nas Escrituras. Para o homem dos nossos dias, a santidade é representada por meio de caricaturas de um grupo de pessoas tidas por retrógradas, atrasadas e que estão desconectadas com os costumes e regras deste mundo. Não são poucas as expressões artísticas que debocham da santidade dos cristãos, colocando-os como pessoas radicais, ultrapassadas e cujo comportamento é um reflexo da perda dos prazeres que este mundo e essa curta vida nos oferecem, como se a santidade fosse um mandamento de um Deus que deseja condenar as ações e prazeres humanos.
A verdade é que a santidade para o mundo é desprezível, pois ela faz parte do caráter de Deus, e o mundo não aceita que a santidade exigida pelo Senhor seja uma ordem para todas as pessoas. E para Deus, a santidade não é somente necessária para os que o seguem, mas um requisito para que possamos mostrar a sua glória aos que nos cercam.
I- A SANTIDADE DE DEUS.
Comecemos esse tópico definindo a expressão santificação. A palavra santificação representa o ato de uma pessoa se separar com a finalidade específica de servir a Deus e ser útil a Ele. Ser santo é ser separado. Embora o imaginário popular nos apresente o referencial de santidade atribuído a pessoas que viviam em mosteiros ou conventos, isolados do convívio social e seguindo uma série de regras para que não pecassem, o ideal de Deus para uma vida santificada não deve ser visto dessa forma. Santificação é muito mais do que seguir regras para não pecar ou adotar um estilo de vida de isolamento, pois é possível ter uma lista grande de regras que não podem ser infringidas, e ainda assim, a pessoa se esquecer de alguma dessas regras um dia, e ser considerada culpada de transgredir todas elas.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr. Erivandro Galdino