Jovens

Lição 2 - A realidade do Deus da Bíblia III

ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Jovens:O PADRÃO BÍBLICO PARA A VIDA CRISTÃ – CAMINHANDO SEGUNDO OS ENSINOS DAS SAGRADAS ESCRITURAS

COMENTARISTA: Alexandre Coelho

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO 2 - A REALIDADE DO DEUS DA BÍBLIA

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

DEUS E SUA EXISTÊNCIA

Desde os tempos antigo, todos os povos entendiam e criam na existência de um ser supremo e superior que regia o universo. Conseguimos afirmar isso com base no relato histórico do crescimento do politeísmo que seduzia os povos primitivos. Contudo, apesar de muitos povos se distanciarem da centralidade do conhecimento divino, Deus sempre apresentou a Si mesmo no decurso da história.

Nas Sagradas Escrituras, vemos o modo poderoso de como o Senhor apresenta-Se ao homem, através de uma revelação progressiva e clara do Seu poder. Quando falo em progressiva, não digo que o poder de Deus foi crescendo ao logo do tempo, pois Ele é Todo-Poderoso de eternidade a eternidade, mas falo que Ele decidiu, por Sua Soberana vontade, ir descortinado-Se até o momento de Sua plena revelação em Cristo Jesus.

A existência de Deus é um fato consumado, uma verdade primária, que não necessita de comprovação. Deus transcende à existência. […] Deus está além de todas as causas finitas. O conhecimento da sua existência por vir da intuição, da razão, porém as Escrituras Sagradas são a sua única fonte confiável.

Assim, defendemos e cremos na eternidade de Deus, que criou todas as coisas com a infinitude do Seu poder, e está além de todo o conhecimento humano, mas revelou-Se através da Sua imanência e misericórdia, a ponto de apresentar-Se ao homem mais claramente por meio do Seu Filho unigênito.

Cremos, também, que o nosso Deus é Onipotente e Onipresente, sendo, Ele mesmo, o arquiteto e executante da grande salvação que nos alcançou por Sua poderosa e maravilhosa Graça.
Não faz sentido falar da Bíblia como Palavra de Deus se esse Deus não existe. Da mesma forma, não tem sentido falar de Jesus como Filho de Deus se Deus não existe! Defendemos a ideia de que Deus existe para além deste mundo, ou seja, todo o Universo criado e tudo o que nele há (Gn 1.1; Hb 1.2,10).

Crer em Deus é o princípio fundamental para entendermos a dimensão da grandeza de toda a criação, e assim seguir obedecendo a Sua vontade expressa na Sua poderosa Palavra.
Se Deus não existir, então sentido, valor e propósito são, em última análise, meras ilusões humanas. São coisas que só existem em nossa cabeça. Se o ateísmo for verdade, então a vida de fato é objetivamente sem sentido, sem valor e sem propósito, a despeito das crenças subjetivas que possamos ter em contrário.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.