ASSEMBLEIA DE DEUS EM PARNAMIRIM/RN - ADPAR
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Jovens: O FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS E DOS PROFETAS: A Doutrina Bíblica como Base para uma Vida Vitoriosa
COMENTARISTA: Elias Rangel Torralbo
COMENTÁRIO: PR. ERIVANDRO GALDINO
LIÇÃO 12 - PERSEVERANDO NA DOUTRINA DE CRISTO
INTRODUÇÃO
Em um estudo a respeito da doutrina bíblica, é impossível não tratar amplamente sobre o que Jesus falou a esse respeito, bem como sobre as bases doutrinárias que por Ele foram lançadas, assim como o compromisso que os seus discípulos têm de perseverarem nesses princípios; logo, não é exagero — em hipótese alguma — retomar o tema sobre doutrina à luz da vida, do ministério e dos ensinamentos de Jesus, haja vista que, conforme já estudado nessa obra, Ele é o fundamento da doutrina dos apóstolos e dos profetas (Ef 2.20).
E preciso reconhecer que já foi feita uma reflexão sobre doutrina com base no ministério terreno de Jesus, dando ênfase ao poder que a sua doutrina tem de gerar vida e expulsar demônios. Nesse caso, a análise foi feita com uma ênfase no poder dos ensinamentos de Jesus, relacionando-os com a sua capacidade de realizar obras extraordinárias em favor do homem.
Contudo, o ministério de Jesus não foi constituído apenas de obras miraculosas e extraordinárias, mas também de ensinamentos poderosos, cujos frutos são eternos e eficazes. Portanto, aqui se propõe avaliar a doutrina à luz do ministério de Jesus, mas sob o aspecto do conteúdo do que Ele ensinou e que, inquestionavelmente, além de serem ensinos perfeitos, são eternos, verdadeiros e que servem como base irremovível da fé cristã.
A abordagem aqui proposta obedece ao propósito de trabalhar parte do extenso e profundo conteúdo apresentado e ensinado por Jesus, isto é, aqui se fará uma espécie de resumo dos pontos que, juntos, cumprem a função de refletir o caráter doutrinário de Jesus. E imperioso que se reconheça a necessidade de avaliar o que Jesus ensinou à luz dos dias em que Ele transitou pela Terra como cumprimento do seu ministério sem, contudo, deixar de enfatizar a realidade atual em que a Igreja é convocada e desafiada a manter vivos os ensinos de Jesus e permanecer fiel a eles.
I- DIANTE DE UM MUNDO IMORAL.
Como já foi exposto anteriormente a atual e real situação em que se encontra o mundo, principalmente no que se refere ao processo de desconstrução a que ele tem sido submetido, trazendo consigo transformações que afetam as bases mais fundamentais da fé e dos relacionamentos. Dentre as muitas áreas afetadas por toda essa mudança de mentalidade e de comportamento, a ética e a moral são das que mais têm sofrido alterações não apenas conceitualmente, mas também de compromisso com o que elas propõem como padrão a ser seguido — afinal de contas, este mundo pós-moderno, conforme já refletido anteriormente, é contrário a tudo o que prevê normas e padrões. Em paralelo a todas essas mudanças e transformações, a Igreja de Cristo tem a responsabilidade de continuar crendo, pregando e vivendo os valores ensinados pelo Senhor Jesus, buscando, inclusive, influenciar uma geração que, salvo as devidas proporções, se caracteriza pela falta de interesse e compromisso com a moralidade e a ética cristãs. Para que se tenha êxito nessa difícil, porém nobre tarefa, a Igreja precisa conhecer ampla e profundamente a relação dos ensinos de Jesus com o que tem sido chamado de "moralidade cristã", pois é somente assim que ela será capaz de conhecer a real situação deste mundo maculado pela imoralidade e, assim, enfrentá-lo mediante recursos ensinados nas Escrituras.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr. Erivandro Galdino