Jovens e Adultos Betel

Lição 12 - Jovens e Adultos - Betel - O processo de formação do discípulo II - Artigo I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Evangelismo, missões e discipulado: S tarefa primordial da Igreja

COMENTARISTA: OÍDES JOSÉ DO CARMO

COMENTÁRIO: DC. CARLOS CÉZAR

LIÇÃO Nº 12 - O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO DISCÍPULO II

...

INTRODUÇÃO

Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo (Lucas 14.33). O versículo acima resume o que precisa ser feito para se tonar um discípulo de Jesus Cristo, tem que negar a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-lo, deixando as coisas desse mundo para traz. O discípulo precisa renunciar a vida desse mundo e viver como Paulo afirmou: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" (Gálatas 2.19-20).

1. A IDENTIDADE DO DISCÍPULO

Em Lucas 6.40 está escrito que se o aluno que for bem instruído será parecido com o mestre, morto para esse mundo e tudo o que nele há, tendo uma vida de trabalho e de autonegação, sem esperar tratamento honroso nesse mundo. Como Cristo sofreu por amor dos perdidos desse mundo, trabalhando e fazendo todo o bem que podia, assim deverá ser o seu verdadeiro discípulo. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou (1 João 2.6).

1.1. O significado do termo “discípulo”

A palavra discípulo se refere a um estudante ou aprendiz. Significa aprender com o mestre, absorvendo todo ensinamento para um dia ser parecido com ele, ou seja, ser um imitador. Os discípulos de Jesus seguiam seu Mestre para onde quer que ele fosse, estavam o tempo todo aprendendo os seus ensinamentos e sendo preparado a fazer como ele fazia. Resumindo, o discípulo é um seguidor, um imitador, e isso tem que ser levado ao pé da letra. Ser discípulo de Jesus significa obedecer ao seu chamado para segui-lo, ficando a cada dia mais parecido com Ele, dando continuidade o que Ele começou pregando as boas novas, fazendo novos discípulos e sendo exemplos para os novos seguidores da palavra de Deus.

1.2. Resgatando nossa identidade como discípulo

Como ser discípulo significa ser um seguidor de Jesus, necessariamente após a conversão exige-se uma mudança de vida. O novo Cristão não faz parte da multidão que apenas ouve a palavra, mas deve se tornar discípulo praticante da palavra (Tiago 1.22). Nos dias atuais se dizer cristão ficou até em moda, muitas igrejas estão cheias de pessoas que não seguem os mandamentos de Cristo. Dizem-se discípulos, mas não querem parecer com Cristo, sendo seus imitadores. O discípulo tem que negar a si mesmo e fazer a vontade do seu Senhor, negando os seus próprios desejos para cumprir à vontade dele. Ninguém pode se dizer Cristão sem parecer com Cristo. A definição de discípulo e simples de entender significa ser imitador de Cristo.

1.3. O significado de ser um discípulo de Jesus Cristo

Na passagem de Mateus 4.18-22, vimos que os primeiros discípulos após ouvirem o chamado largaram tudo o que estavam fazendo e seguiram a Jesus Cristo. Eles não sabiam o que iram fazer, mas entendiam perfeitamente o que significava ser discípulo. Sabiam que ser discípulo era aprender com o mestre, andar com ele, imitar tudo que via e absorver tudo que ouvia, era ter um relacionamento próximo e íntimo, para um dia se tornar parecido com Ele. Então ser um discípulo de Jesus Cristo é ter um compromisso sério com os seus ensinamentos, sendo cada dia mais parecido com Cristo. Para sermos discípulos verdadeiros, temos de apresentar os nossos corpos como sacrifícios a ele, sendo transformados e renovados pela palavra do Senhor (Romanos 12.1-2).

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com/2017/09/o-processo-de-formacao-do-discipulo-ii.html Acesso em 13 set. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.