Jovens e Adultos Betel

Lição 9 - O legado missionário da igreja primitiva I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Evangelismo, missões e discipulado: S tarefa primordial da Igreja

COMENTARISTA: OÍDES JOSÉ DO CARMO

COMENTÁRIO: MS. GIDERSI VILAR B. VIANA

LIÇÃO Nº 9 - O LEGADO MISSIONÁRIO DA IGREJA PRIMITIVA

...

INTRODUÇÃO

A confiança e fé da igreja primitiva foi o que moveu a luta pela pregação do evangelho e isso fez com que a igreja não retrocedesse, mas seguiu triunfante com a presença marcante do Espírito Santo, fazendo com que a obra de Deus na terra tivesse êxito e crescesse de maneira tal, que nem os opositores e perseguições conseguiram impedir tamanha evangelização (At 17).

1. OS MANDAMENTOS MISSIONÁRIOS

Jesus não só deu ordem de fazer missão como também fez, mostrando que para isso veio, e era o próprio caminho pelo qual o pecador deva entrar, quando João batista enviou dois de seus discípulos a Jesus a fim de saber se Ele era mesmo o Filho de Deus, a resposta de Jesus foi curar os doentes, e as moléstias entre o povo, ressuscitar os mortos mostrando com isso quem era e ainda ordenou os discípulos de João, volta e diz a João o que vocês viram, e ainda aos pobres é anunciado o evangelho (Lc 7.18-22).

1.1. Deu mandamentos pelo Espírito Santo

O Espírito Santo foi um amigo infalível na vida de Jesus, o próprio Jesus reconheceu isto, perto do final do seu ministério na terra, Ele falou aos seus discípulos que estava chegando a hora em que já não mais estaria com eles. Disse Então: “eu rogarei ao pai, e Ele vos dará outro consolador”. Jesus sabia que o Espírito Santo, “terceira pessoa da trindade” seria um amigo poderoso na atividade da regeneração das almas perdidas, influenciando na comunicação da mensagem pregada, em (At 1.1-3) Lucas faz questão em dizer a Teófilo todas as coisas que Jesus fez e ensinou, daí ele relata, até o dia de haver dado mandamento, por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera. Tudo que Jesus realizou foi junto com o Espírito Santo, depois de ter padecido e ressuscitado apareceu vivoaos discípulos, comeu com eles dando provas incontestáveis, falando com eles durante quarenta dias concernentes ao reino de Deus e aconselhando-os que ficassem em Jerusalém e que não ausentasse dali, mas que esperasse a promessa do pai, promessa essa que com certeza era o batismo do Espírito Santo, pois ele mesmo havia dito enquanto estava com eles que João batizou com água, mas, voz será batizada com Espírito Santo. Ele sabia que voltaria para o pai e o Espírito Santo era a pessoa certa com quem os discípulos poderiam contar, sem Ele, eles não iria a lugar nenhum, seria exterminado e envergonhado na primeira batalha, pois o Espírito Santo é o que fala (Ap 2.7) é o que ordena (At 16.6-7) é o que revela (2 Pe 1.21) é o que Ensina (Jo 14.26).

1.2. Determinou-lhes que recebessem poder

O Espírito Santo está presente desde a fundação do mo mundo, em (Gn 1.1-2) está escrito: “No princípio, criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia e havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas”. Presenciamos assim um exército eterno já formado por Deus que a mente do homem não consegue desvendar, por mais que a ciência também evoluiu não explica um Deus maravilhoso como esse. Quando imaginamos o Espírito de Deus pairando sobre as águas é como se Ele tivesse as “águas”, como matéria especial, e é verdade, o próprio Espírito Santo se revela como símbolo de água, Ele é a fonte de água viva, a mais pura, a melhor. Um verdadeiro rio D’água Viva, inundando as nossas vidas, limpando a poeira do pecado. Na evangelização, Ele nos dá poder para agir sobrenaturalmente, nos enchendo de fé, (Hb 11.6-11) realizando milagres (Jo 14.12), curas, “este dom tem um valor especial na evangelização para atrair o povo ao evangelho” (At 8.6-7; 28.8-10) e muitas maravilhas. Esses dons são descritos como manifestação do Espírito Santo dado a cada um para o que for útil, em benefício da igreja e também nos evangelismos como armas poderosas do Espírito, foram assim que a igreja primitiva cresceu, ela não possuía a tecnologia que temos hoje, nem o conforto que temos pra pregar o evangelho, pelo contrário, andava de pé, montados em jumentos, um dos melhores meios de locomoção da época, quem tinha um jumento pra montar olha lá, era como se fosse uma limusine hoje. Às vezes descalços, más era cheios do Espírito Santo, o que fazia a diferença, com apenas um sermão, três mil almas, cinco mil almas rendiam aos pés do Senhor. Onde está o Espírito Santo hoje? As almas nós sabemos onde está!

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com/2017/08/o-legado-missionario-da-igreja.html Acesso em 22 ago. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.