Jovens e Adultos Betel

Lição 8 - Jovens e Adultos - Betel - Jesus, o missionário excelente I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Evangelismo, missões e discipulado: S tarefa primordial da Igreja

COMENTARISTA: OÍDES JOSÉ DO CARMO

COMENTÁRIO: PROF.ª JOANA D'ARC DA SILVA PINHEIRO

LIÇÃO Nº 8 - JESUS, O MISSIONÁRIO EXCELENTE

...

INTRODUÇÃO

A palavra de Deus é fiel e digna de toda aceitação, Cristo veio ao mundo para salvar pecadores. Em Mateus 1.21 diz: “E ela dará á luz um filho, e lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Assim, Cristo Jesus veio ao mundo e resgatou e redimiu o seu povo, Ele pagou o preço, deu a sua vida em resgate de muitos para livrá-los da maldição da lei e da escravidão de Satanás e do pecado, (Mateus 20.28), (Gálatas 3.13).

1. A EXCELÊNCIA DO MISSIONÁRIO

O conceito de “missão” no contexto bíblico teológico é “enviar” e vem da palavra grega “apóstolos”. Esse vocábulo é usado no Novo Testamento para designar os doze apóstolos: “e escolheu doze deles, a quem deu o nome de apóstolos” (Lc 6.13). O Senhor Jesus Cristo ofereceu-nos o perfeito exemplo de missionário, Ele não somente cumpriu sua maravilhosa missão de salvação quando morreu na cruz no lugar de toda humanidade, mas também separou, instruiu e capacitou seus discípulos, dando-lhes a tarefa de testemunhar em todo o mundo. Ele também instituiu a igreja e enviou o Espírito santo, cabe a nós imitá-lo se quisermos ser testemunhas de excelência na obra do Mestre Jesus.

1.1. Jesus, a palavra eterna

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Nele estava à vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não O conheceu. Veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo Se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1.1-5 e 9.14). Os primeiros dezoito versículos do Evangelho de João tratam da Pessoa e obra de Cristo, e contém evidência irrefutável de duas verdades: Sua preexistência eterna e sua filiação. João mostra que o Verbo, que é eterno e é Deus no v.1, é aquele que “Se fez carne e habitou entre nós”. O versículo 14 explica que Jesus, o Verbo eterno encarnado, é de fato, o “Unigênito do Pai”. O v. 18 continua explicando que a expressão “o Unigênito do Pai” significa que Ele é o “Filho Unigênito”. Isto declara a verdade fiel que Jesus, que viveu entre os homens, é a palavra eterna; e que o Verbo eterno é o Filho Unigênito de Deus. O “Verbo” e o “Filho” são uma e a mesma pessoa eterna. Depois fala quanto à Sua obra, João explica que o Verbo Eterno mediou à criação completa. “Todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez” (v. 3). Dentro dos limites destes versículos estão verdades ligadas à Filiação eterna de Cristo que são de magnitude eterna. O Verbo é eterno; o Verbo é Deus, mas não é o Pai; o Verbo foi o criador de todas as coisas; o Verbo se fez carne e habitou entre os homens; o Verbo é o unigênito filho de Deus. Junto com o testemunho do céu acerca do filho, o v. 15 registra o testemunho do maior dos profetas: João Batista: “Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu”. João nasceu antes de Jesus, mas Jesus já existia antes do seu nascimento e do de João. Devemos nos prostrar em profunda adoração ao contemplarmos a excelência e a glória das verdades aqui apresentadas. Ele era o filho enquanto aqui na terra, Ele era o filho na criação, Ele era o filho na eternidade antes da criação. O filho de Deus veio a ser Jesus de Nazaré sem deixar de ser o que Ele sempre era: o eterno Deus!

1.2. Jesus, a vida

Quando Jesus referiu-se a si mesmo como a vida, estava falando de vida abundante, de paz, vida genuína, de harmonia, vida de alegria. Ele não estava pensando apenas no dia a dia do cotidiano, mas sim fazendo referência também a vida eterna. “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isso?” (Jo 11.25-26).A vida é a maior bênção criada por Deus, Ele nos criou para a vida. Quando Jesus diz que Ele é a vida está expressando claramente que Ele é a fonte da vida, Ele mesmo iria mais tarde vencer a morte e ressuscitar cheio de vida. É Ele quem nos deu a vida eterna com Deus, cheio de plenitude. Somente através Dele a vida é possível. O pecado nos separa de Deus, trazendo a morte, mas, através de Jesus, podemos ser ressuscitados e ter a vida eterna. Quem aceita Jesus como seu salvador agora tem uma vida nova e completa.

1.3. Jesus, a luz do mundo.

No evangelho de João capítulo 1.9, a palavra luz refere-se a Jesus. Quando Ele declarou ser a luz do mundo, quis dizer que é a solução para as trevas em que o mundo se encontra. O diabo é o príncipe das trevas, e viver no pecado é caminhar na escuridão, o mundo jaz em trevas, o inimigo cegou o entendimento das pessoas, por isso, aqueles que estão presos nas amarras do pecado vivem em densas trevas. João 1.4,5 está escrito: “Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Em Jesus está a vida, a qual como uma luz, pode tirar os homens das trevas em que vivem, não há como as trevas resistirem à luz. Quando a luz chega, as trevas são dissipadas, e Jesus veio ao mundo para desfazer as obras do diabo, libertar os cativos e dar vista aos cegos. O mestre é a luz do mundo e a luz prevalece nas trevas. Onde a palavra de Deus é anunciada, a escuridão é vencida. Onde a verdade de Deus prevalece, não há espaço para a escuridão. Jesus é a luz que veio ao mundo para iluminar todos os homens. Aqueles que nele creem não andam em trevas. Aqueles que nele confiam sabem para onde vão. Ele disse que é a luz do mundo, não uma luz no mundo. Só em Jesus há salvação.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com/2017/08/jesus-o-missionario-excelente.html Acesso em 14 ago. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.