ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017
Jovens e Adultos - Betel - Evangelismo, missões e discipulado: S tarefa primordial da Igreja
COMENTARISTA: OÍDES JOSÉ DO CARMO
COMENTÁRIO: PB. ANCELMO BARROS DE CARVALHO
LIÇÃO Nº 6 - DEUS, O AUTOR DE MISSÕES
...
INTRODUÇÃO
O homem foi criado por Deus em estado de perfeição (Ec 7.29), para a glória de Deus (Is 43.7). Porém tendo pecado, ele caiu e perdeu a perfeição que possuía antes. Pela queda de Adão, o pecado passou a todos os homens (Gn 3.1-3; Rm 5.12; I Co 15.22; Gn 6.12). Presentemente, cada homem nasce em pecado, SI 51.5 e vive sempre pecando (Jó 14.1; 25.4; Gn 8.21; Is 48.8), necessitando, então, da plena misericórdia de Deus. Ciente de tudo isso, Deus já havia preparado um plano de redenção para toda humanidade. O sacrifício de Jesus provê redenção para o homem perdido (Mt 20.28). Jesus é o último Adão, o qual conquistou para o homem perdido um novo nome (Ap 2.17), um novo caminho (Hb 10.20) e um novo futuro (Fp 3.10-12).
1. DEUS, O MISSIONÁRIO POR EXCELÊNCIA
Desde o início Deus já se revelava ao homem anunciando a sua Palavra. Ele já sabia da falha do homem, por isso, providenciou um meio de redenção para que o homem pudessem se reconciliar novamente com Ele. Quando Adão e Eva pecaram e esconderam-se de Deus, o próprio criador como missionário foi ao encontro do casal dando a oportunidade de reatar novamente a comunhão. Também Deus estabeleceu um pacto com Abrão, prometendo que ele seria o pai de uma grande nação. Deus disse que não apenas esta nação seria abençoada, mas da mesma forma o seriam as outras nações da terra (Gn 12.3b) através dos descendentes de Abrão. Israel, a nação que viria de Abrão, seguiria a Deus e influenciaria todos com quem tivesse contato. Através da árvore genealógica de Abrão. Jesus Cristo nasceu para salvar a humanidade. Através de Cristo, as pessoas podem ter um relacionamento pessoal com Deus e ser infinitamente abençoadas. O pecado quebra o seu relacionamento íntimo com Deus, assim como tem quebrado o nosso. Porém, Jesus Cristo, o Filho de Deus, abre o caminho para renovar nosso relacionamento com Ele. Deus almeja estar conosco e oferece-nos ativamente o seu amor incondicional.
1.1. A criação revela o amor do Criador
Deus criou todas as coisas, mas a criação mais excelente sem dúvida alguma foi o homem, pois, criou a sua imagem e semelhança. “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn 1.26,27). Em que sentido fomos feitos a imagem de Deus? Obviamente Deus não nos criou exatamente como Ele. Porque Deus não possui corpo físico. Em vez disso, somos reflexos da sua glória. Apesar de sermos dotado de razão e criatividade não somos totalmente iguais. Nunca seremos totalmente como Deus. Pois Ele é o Criador supremo, porém temos a capacidade de refletir seu caráter através do amor, perdão, da paciência, bondade e fidelidade. Saber que fomos criados a imagem de Deus e compartilhar muitas de suas características provê uma base sólida para a imagem própria. A criação da natureza mostra um Deus poderoso, inteligente e um Deus que controla tudo, essa é uma revelação geral. Mas, por meio de uma revelação especial, as Escrituras e a vida de Jesus, aprendemos a respeito do amor de Deus, da sua misericórdia e da promessa da vida eterna.
1.2. A missão começa com Ele
Quando o homem pecou teve como primeira consequência o sentimento de vergonha e medo. As cintas de folhas-de-figueira que fizeram para se cobrirem demonstram a tentativa do ser humano de salvar a si mesmo por meio de uma religião de boas obras e sem derramamento de sangue. Quando chamados a se explicar diante de Deus, os pecadores se justificam. Adão disse: “A mulher que me deste por esposa...”, colocando a culpa em Deus (cf. Pv 19.3); e Eva respondeu: “A serpente...” (v. 13). Deus, missionário por excelência, cheio de amor e misericórdia, veio a procura de suas criaturas caídas com a pergunta: “Onde estas?”. Essa pergunta demonstra duas coisas: o homem estava perdido, e Deus veio buscá-lo. Com essa atitude, o Senhor demonstra a pecaminosidade do homem e a graça divina. Foi Deus que tomou a iniciativa na salvação mostrando o grande amor pela humanidade. Muitos se encontram perdidos sem nenhuma esperança, como servos de Deus devemos anunciar as Boas Novas de salvação e buscá-los ao encontro do Pai celestial.
1.3. Um projeto elaborado desde a eternidade
É de suma importância que o ganhador de almas compreenda bem o plano ou caminho da salvação, para poder explicá-lo claramente à alma quebusca a Deus. O plano é simples, pois Deus afastou todas as dificuldades. Ele fez tudo em lugar do pecador. A parte que toca a este é apenas aceitar a salvação consumada. É como está escrito na parábola das bodas: "Tudo já está preparado; vinde às bodas" (Mt 22.4). A Palavra de Deus afirma que todos pecaram e destituídos ficaram da glória de Deus (Rm 3.23). Deus, porém, na sua misericórdia, não quer que ninguém pereça (1 Tm 2.4; 2 Pe 3.9), e proveu salvação para todos que quiserem. Jesus morreu em lugar do pecador, levando sobre si o pecado do mundo (Is 53.6b; Jo 1.29; 2 Co 5.21; 1 Pe 2.24). Quem quiser pode agora ser salvo mediante o Senhor Jesus Cristo (Mt 1.21; Lc 2.10,11; 19.10; Jo 3.16; At 10.43; Rm 10.13; Ap 22.17). O castigo do pecado, que era a morte (Ez 18.4), o Senhor Jesus levou em seu corpo no Calvário.
2. MISSÕES EM VÁRIOS ASPECTOS
Esta é hora da evangelização, o apóstolo Paulo nos orienta que devemos pregar a Palavra em todos os momentos, o importante é anunciar o Evangelho de salvação a todos os povos. Todos precisam ouvir a mensagem do Evangelho, Deus nos deu o pão da vida para que possamos repartir com os que tem fome. “Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina” (2 Tm 4.2). Temos em nossas mãos o anúncio de perdão para os que se acham nos cárceres do pecado. Devemos orientar os perdidos mostrando-lhes o mapa que Deus nos dá na Bíblia. E conduzi-los a Jesus, que é o Caminho, a Verdade, e a Vida.
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]Fonte: http://www.ebd316.com/2017/07/deus-o-autor-de-missoes-comentarios.html Acesso em 01 ago. 2017