ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017
Jovens e Adultos - Betel - Evangelismo, missões e discipulado: S tarefa primordial da Igreja
COMENTARISTA: OÍDES JOSÉ DO CARMO
COMENTÁRIO: PB. ANCELMO BARROS DE CARVALHO
LIÇÃO Nº 5 - A EVANGELIZAÇÃO DE GRUPOS ESPECÍFICOS
...
INTRODUÇÃO
Deus manifestou a sua graça através de Cristo Jesus trazendo ao homem um evangelho pleno, único de arrependimento. Independente de grupo social, cultural, raça, língua e povos. Evangelho esse, que atravessa séculos e não muda seu caráter libertador como única via de ligação que possibilita um relacionamento do homem com Deus, o único recurso para o perdão dos pecados e o único caminho para a salvação.
1. O INSPIRADOR AMOR DE JESUS
Ás vezes é necessário pararmos para pensar no grande de amor de Deus enviando Jesus a este mundo e que por sua vez tolerou e suportou a dor, quando insultado não revidava, mas de maneira simples ele deixava o julgamento nas mãos de Deus, e assumia para si a tarefa de atrair os rejeitados da sociedade, surpreendentemente falou em defesas dessas pessoas. “Pai, perdoa-os porque não sabes o que fazes.” (Lc 23.34).
1.1. O amor que busca o pecador
O Jesus que atraiu multidões era único, suas palavras não foram palavras de um homem comum, nelas era manifestada um grande amor, ele não trabalha com a nossa lógica, em nosso raciocino, nem se vale de cálculos aritméticos para alcançar seus desígnios na vida do mais vil pecador, nós seres humanos não conseguimos entender essa graça salvadora, como está escrito em (Is 55.8), porque os seus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor...”. como o próprio contexto nos diz: “O amor que busca o pecador”. muitas vidas foram buscadas por esse grande amor, lembramos nesse momento de uma mulher por nome Maria madalena, uma prostituta cheia de demônios, muda seu foco e se transforma em seguidora de Jesus. Nele ela encontrou o preenchimento para aquele vazio que sempre a incomodou, pois ele supriu suas necessidades. Assim, decidiu mudar de caminho e segui-lo de perto. E quanto ele a honrou por isso! Ela teve o privilégio de ser a primeira, a saber, e ver que Jesus ressuscitara e recebeu dele o comando para ir e anunciar isso aos discípulos. Nesse momento ele fez dela uma missionária de boas novas. Esse é o amor que chamamos de amor incondicional, sem preconceito e que entra nos lugares mais escuros da vida do pecador e faz uma faxina espiritual, limpando, purificando, transformando e enviando para levar esse evangelho de arrependimento a todos os homens. Em fim, o evangelho de cristo vai além de o nosso imaginar. (Rm 5.8).
1.2. O amor misericordioso
Jesus passava um bom tempo com os pecadores, se fosse aos dias de hoje muitos também escandalizariam de ver Jesus jantando na casa de prostituas, pousando na casa de cobradores de impostos, “publicanos”, sempre deixou claro que não concordaria com certos comportamentos, mas pelo seu misericordioso amor tolerava a fim de conceder ao homem uma oportunidade de entrar em sua vida e provocar uma transformação através de sua graça salvadora, venceu barreiras religiosas e culturais, a ponto de ser criticado pelos fariseus, Saduceus e os políticos, deixando claro que a tradição religiosa não era maior que o seu amor, e que Ele veio para os doentes de alma e não para os sãos, Ele quebrou paradigmas para mostrar que sua vinda a este mundo foi com uma única missão de alcançar não os justos e sim os pecadores dando uma oportunidade de regeneração, não de aceitação do pecado, mas de amor ao pecador, vendo além da vida miserável do homem e fazendo com este, através de sua palavra, pudesse ter a chance de arrepender-se e receber o dom da salvação.(Rm 6.22). Às vezes, apontamos tanto o pecado das pessoas e não mostramos o remédio para a cura. Vemos a história de Zaqueu, Jesus o enxergou em meio a uma grande ramagem, ali estava um homem escondido, no entanto queria, pelo menos, ver Jesus. (Lc 19. 9). Muitas pessoas também estão escondidas dentro de seu próprio pecado procurando respostas dos porquês de certas situações e não encontra uma palavra de misericórdia, devemos mostrar que seu estado é um estado pecaminoso, mas que o nosso Deus é misericordioso e que tem poder de libertá-lo, basta deixar claro, que ao aceitá-lo como salvador receberá a libertação de todo vício pecaminoso e isso o tornará livre da condenação eterna. (Mt 22.34).
1.3. O amor perdoador
Ao se tratar de maneira clara desse amor que vê além das imperfeições da alma humana, uma vida. Obra prima de Deus, Jesus cristo imperava todas as virtudes com um amor inigualável e eterno que jamais será ofuscada com o passar dos anos, operando o seu perdão milagrosamente e incondicionalmente entrando na vida dessas pessoas como fez com Mateus cobrador de impostos, chamando-o, preparando-o e enviando-o. A transformação foi tão grande que Mateus, de um homem odiado por muitos, como era os cobradores de tributos, foi o primeiro escritor do primeiro evangelho. O amor perdoador, é maior que a extensão da ingratidão humana. Deus, Ele não leva em conta o tempo da ignorância (At 17.30) quanto maior a irreverência humana, maior o perdão de Deus. O pecado mergulhou todos os homens na miséria do mal, mas Jesus é a luz que jamais será ofuscada, veio para tratar o homem, livrando da condenação eterna trazendo o sobrenatural que toda humanidade precisa e todas as limitações de perdão que o homem possui Deus revelou em Cristo e cristo em nós, agora o que nos resta é manifestar esse tão grande amor que oferece perdão e traz paz, harmonia, e esperança de maneira absoluta e lúcida aos corações desgraçados e miseráveis desse mundo independente de quem quer que seja. Toda expressão de amor e perdão se revela em Jesus. Não há amor maior que o dele. Precisamos desse amor!
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]Fonte: http://www.ebd316.com/2017/07/a-evangelizacao-de-grupos-especificos.html Acesso em 25 jul.2017.