Jovens e Adultos Betel

Lição 1 - Jovens e Adultos - Betel - A tarefa de testemunhar de Cristo I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Evangelismo, missões e discipulado: S tarefa primordial da Igreja

COMENTARISTA: OÍDES JOSÉ DO CARMO

COMENTÁRIO: PB. SAMUEL DE SOUZA

LIÇÃO Nº 1 - A TAREFA DE TESTEMUNHAR DE CRISTO

...

INTRODUÇÃO

A tarefa de testemunhar de Cristo não é uma mera opção ou alternativa, mas uma obrigação coletiva e individual de cada cristão (1 Co 9.16). A Igreja do Senhor Jesus Cristo teve sua origem na presciência de Deus e a ela está incumbido o cumprimento de algumas tarefas e obrigações, dentre os quais se encontra a responsabilidade de ser instrumento da revelação de Deus a este mundo, através do testemunho e da evangelização (1 Pe 1.10-12; Jo 17.23). Não fomos chamados apenas para usufruir dos benefícios da salvação, mas também para testemunhar e levar as boas novas do Evangelho de Cristo ao mundo que jaz em trevas (Jo 15.18; Mc 16.15-19; Mt 28.18-20; At 1.8). “resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5.16).

1 – O EVANGELISMO E SUA ESSÊNCIA

Os métodos e as formas de evangelismos acompanham cada cultura e podem sofrer mudanças e variações ao longo do tempo, mas a essência da evangelização é universal e atemporal e jamais deve mudar. Jesus e a sua obra consumada na cruz não podem ser substituídos por debates, discussões ou outros tipos de programações que não libertam as pessoas do pecado. O verdadeiro evangelismo deve sempre envolver a morte de Jesus na cruz por nossos pecados e em nosso lugar, pois seu objetivo é chamar as pessoas ao arrependimento e os conscientizar sobre a necessidade de aceitarem a Ele como seu salvador pessoal. Sem isto não há, em sua essência, evangelização (Mc 1.15).

1.1. A vital importância do evangelismo

É comum em nosso meio, titular a tarefa de evangelizar como sendo de prioridade número um da Igreja. Em certo sentido, não deixa de ser correto, pois esta é de fato a sua principal tarefa, em relação ao mundo. No entanto, não podemos esquecer que a razão de ser e existir da Igreja subsiste em uma tríplice missão: Uma em relação a Deus, cuja principal tarefa é a adoração; outra em relação a si mesma, cuja principal tarefa é a comunhão e edificação de seus membros; e, a outra em relação ao mundo, cuja principal tarefa, como já dissemos, é a evangelização. Igrejas que não adoram verdadeiramente a Deus e não exercitam a edificação e a comunhão entre os irmãos, nunca terão o brilho da verdadeira luz que atrai os pecadores (Mt 5.14-16). Nosso grande problema, nos dias atuais, é que muitas de nossas igrejas substituíram a verdadeira missão por “outros tipos de serviços” e perderam a visão da importância e da responsabilidade que envolve sua real missão como um todo.

1.2. O alcance do evangelismo

Uma igreja, verdadeiramente Cristocêntica, não pode ficar confinada entre quatro paredes, distante de sua missão de evangelizar. Somos agências do Reino de Deus, encarregadas de estender os limites deste reino no mundo em que vivemos. Para que o alcance do evangelho saia das quatro paredes do templo e chegue até os confins da terra ela precisa funcionar de acordo com o manual deixado por Jesus Cristo: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8). Se levarmos em conta esse modelo pentecostal de evangelização, alcançaremos não só o nosso bairro como também as nações mais distantes. A igreja primitiva, por exemplo, não precisou mais do que uma geração para levar o evangelho de Cristo aos confins do império romano.

1.3. Evangelizar é falar do sacrifício de Cristo

O sacrifício de Cristo sempre fez parte do evangelho de Jesus. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança (Gn 1.26). Este, porém, pecou e afastou-se de Deus. Por causa disto, recebeu uma sentença de morte física e espiritual (Rm 3.23). A solução divina para tal castigo foi o sacrifício de Cristo (Jo 3.16). Jesus, pois tomou a sentença que era nossa e levou-a sobre si (Is 53.4-6). É por isso que essa verdade, narrada na Bíblia, deve ser testificada pela igreja e pelos cristãos em toda parte do mundo, a tempo e fora de tempo (2 Tm 4.2).

2. POR QUE DEVEMOS EVANGELIZAR?

Essa pergunta deve ser bem refletida e analisada por cada um de nós. Muito embora o comentarista da lição tenha apresentado alguns motivos e respostas, evidente que outras respostas poderão surgir. Entendo que nossa maior motivação para a evangelização deva ser: a) Porque amamos a Deus e queremos que Ele seja adorado e glorificado entre os homens. Se verdadeiramente amamos a Deus faremos de tudo para que o Seu nome seja exaltado e a sua Palavra seja proclamada em todos os lugares; b) Porque amamos as pessoas e queremos que cada uma delas seja salva. O próprio Senhor Jesus nos ensinou a ter compaixão pelos perdidos (Mt 9.36). O grande desejo de Deus é que sirvamos a Ele e ao próximo através do nosso serviço e testemunho (Mt 5.13-16).

2.1. Porque é uma ordenança

Devemos evangelizar, pois conforme nosso comentarista proclamar o evangelho é acima de tudo uma ordenança de nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 28.18-20; Mc 16.15; Lc 24.46-47; At 1.8). A igreja, por ser igreja de Jesus Cristo, não pode jamais ignorar seus mandamentos, dentre as quais o da evangelização (Mt 24.14). Logo, evangelizar é uma obrigação de todo discípulo de Jesus Cristo (1 Co 9.16).

2.2. Porque a morte não espera

Devemos também evangelizar, pois a evangelização sempre teve e sempre terá um caráter de urgência. Segundo algumas estatísticas há atualmente no mundo mais ou menos 2,5 bilhões de pessoas que nunca ouviram o evangelho. Destes, 85 mil morrem por dia e mais 3,5 mil morrem por hora, sem terem conhecido ou aceitado a Cristo. Lamentavelmente, vão para a eternidade sem sequer terem sido evangelizadas. Cada um de nós podemos fazer parte desta tarefa de evangelizar. Quantos não estão bem próximos e dependendo de nós para ver e/ou ouvir nosso testemunho? Assim, disse o apóstolo Paulo: “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? ... Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!” (Rm 10.13-15).

2.3. Porque a vinda do Senhor é próxima

Devemos ainda evangelizar, pois a igreja está vivendo os seus últimos dias na terra. Os sinais se cumprem a cada instante e nossos dias estão se findando. João no seu evangelho capítulo 9 verso 4, assim diz: “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar”. Jesus está voltando, e o que temos feito em prol da evangelização? Se não cumprirmos o ide de Jesus agora, nunca mais há de ser possível, pois breve a trombeta soará (1 Ts 4.16-17) e não podemos comparecer de mãos vazias perante o Senhor da Seara.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com/2017/06/a-tarefa-de-testemunhar-de-cristo.html Acesso em 28 jun.2017.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.