Jovens e Adultos Betel

Lição 13 - Jovens e Adultos - Betel - Deus estabelecerá governo justo e eterno II

ASSEMBLEIA DE DEUS - PORTO VELHO/RO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Jeremias: Deus convoca Seu povo ao arrependimento

COMENTARISTA: CLEMENTINO DE OLIVEIRA BARBOSA

COMENTÁRIO: EV. CLAÚDIO ROBERTO DE SOUZA

LIÇÃO Nº 13 – DEUS ESTABELECER-A GOVERNO JUSTO E ETERNO

...

INTRODUÇÃO

Pela graça de Deus, chegamos ao final de mais um trimestre e no próximo domingo iniciaremos outro. Estaremos esboçando lições sobre Evangelismo, Missões e Discipulado – A tarefa primordial da igreja (título da revista do próximo trimestre).

Você professor ou vocacionado que nos acompanhou até aqui durante este trimestre que se encerra, aproveite para deixar o seu comentário ao final deste esboço, avaliando como foi estar conosco durante este tempo. Sua avaliação é muito importante para nós.

Iniciamos o trimestre com a chamada de Jeremias ao ministério profético, cuja mensagem tinha como propósito levar o povo de Judá ao arrependimento e ao retorno da adoração ao Senhor.

A história se desdobrou com a persistência de Judá em seus pecados, mesmo ante a ameaça do cativeiro.

Vimos como os falsos profetas agem em seu próprio benefício e como Deus age soberanamente na história do seu povo e das demais nações.

Acompanhamos Judá sendo levada a prisão e o sofrimento daqueles que ficaram em uma Jerusalém arrasada.

Não podemos esquecer que em meio a tudo que se passou, o profeta Jeremias registra também o seu próprio sofrimento em obedecer a vontade de Deus cumprir o seu ministério profético.

A última lição deste trimestre, abordaremos a esperança exposta por Deus ao seu povo cativo – Deus estabelecerá governo justo e eterno.

Jó 14:7-9

7 Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.

8 Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco no pó,

9 ao cheiro das águas, brotará e dará ramos como a planta. (ARC)

Veremos que Judá, mesmo cortada como uma árvore e deixada apenas como uma raiz misturada ao pó da terra, brotaria novamente, pois Deus prometeu que seria para eles como o cheiro das águas que vivifica a tudo, onde é derramada, “pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre a sua prole e minha bênção sobre os seus descendentes” (Is 44.3).

1 – AS SIMILARIDADES ENTRE JEREMIAS E JESUS

Os profetas do período Veterotestamentário se caracterizaram principalmente por fazer alusão ao Messias prometido. O maior deles foi Isaías.

Profeticamente, Jeremias, estando debaixo do concerto do Sinai, mencionou um novo concerto que estava no futuro.

Jeremias 31:31-32

31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá.

32 Não conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, porquanto eles invalidaram o meu concerto, apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR. (ARC)

O novo concerto (dispensação da Graça) seria diferente daquele que era vigente no tempo da profecia (Dispensação da Lei) – “Não conforme o concerto que fiz com seus pais…” (v 32).

Na manifestação de Cristo, sua morte e ressurreição, o concerto anunciado por Jeremias foi promulgado. A Lei foi substituída pela graça através de Jesus Cristo – “Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados”. (Mt 26:28).

O novo concerto seria melhor e mais elevado. A Lei do Senhor não seria escrita em pedras, mas no coração de cada homem (Jr 31.33).

Segue abaixo um quadro comparativo contendo a diferença entre o antigo concerto (a Lei) e o novo concerto (a graça):

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte:https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/betel-adulto-licao-13-deus-estabelecera-governo-justo-eterno/ Acesso em 22 jun.2017.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.