ASSEMBLEIA DE DEUS - PORTO VELHO/RO
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017
Jovens e Adultos - Betel - Jeremias: Deus convoca Seu povo ao arrependimento
COMENTARISTA: CLEMENTINO DE OLIVEIRA BARBOSA
COMENTÁRIO: EV. CLAÚDIO ROBERTO DE SOUZA
LIÇÃO Nº 9 – O SENHOR É SOBERANO ENTRE AS NAÇÕES
INTRODUÇÃO
Deus possui características que lhe são peculiares e que a teologia chama de Atributos de Deus. Os atributos de Deus indicam vários aspectos do seu caráter. Entre os vários atributos pertencentes a Deus, nesta lição, abordaremos um daqueles que se refere ao seu relacionamento com o universo ou tudo àquilo que foi criado por suas mãos – A SOBERANIA de Deus. Jeremias evidenciará nesta lição que Deus age soberanamente na terra entre os povos. A supremacia de Deus sobre todas as coisas é tal que nada pode frustrar os seus desígnios conforme bem relatou Jó:“Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido” Jó 42:2.
1 – A AFLIÇÃO DE UM PROFETA
Como Deus poderia poupar Judá e sua capital Jerusalém da destruição tendo eles cometido tantas injustiças?
Jeremias 5:1,3
1 Dai voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora, e informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém ou se há um homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe JEREMIAS: Deus convoca Seu povo para o arrependimento 3 Ah! SENHOR, não atentam os teus olhos para a verdade? Feriste-os, e não lhes doeu; consumiste-os, e não quiseram receber a correção; endureceram as suas faces mais do que uma rocha; não quiseram voltar. (ARC) Dentre o povo, nas praças onde se reuniam, nas ruas por onde caminhavam, mesmo realizando uma busca minuciosa, não se pôde achar um justo sequer (Rm 3.10) ou alguém que buscasse a verdade, se achasse, o perdão de Deus seria garantido. Sodoma e Gomorra teriam sido salvas se ao menos dez justos pudessem ter sido encontrados lá (Gn 18.23-33); Jerusalém precisava apenas de um. O que se viu, foi um povo que mesmo ferido pela correção do Senhor, continuaram na prática de seus pecados. Jeremias 17:1 1 O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro, com ponta de diamante, gravado na tábua do seu coração e nos ângulos dos seus altares. Os pecados de Judá foram escritos com ponteiro de ferro, indicando a gravidade dos mesmos. Russel Shedd, afirma que o ponteiro de ferro era usado para fazer marcas permanentes sobre superfícies como as de rochas (Jó 19.24).De acordo com o Dicionário Enciclopédico da Bíblia, “diamante” no hebraico é “sãmír”; pedras de corindon conhecidas dos antigos por sua dureza e utilidade em gravar sobre objetos duros. Sabendo que o diamante é um dos objetos mais duros que se conhece. Para escrever em corações tão endurecidos pelo pecado, somente algo mais duro que a superfície deles; por isso Deus usa a figura do diamante para escrever na tábua do coração de Judá, petrificada pelos muitos pecados. Jeremias era o homem e profeta que caminhava por Jerusalém extremamente sensibilizado pelo estado espiritual do seu povo. Jeremias via a dureza deles em não se arrependerem.
1.1 – O alerta de Jeremias
No livro de Êxodo 4.23, encontramos a razão pela qual Deus retirou o seu povo do cativeiro egípcio “E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho, para que me sirva; mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei a teu filho, o teu primogênito” (grifo meu). Ou seja, a libertação tinha um objetivo explícito – o de servir a Deus. A partir do momento que o povo liberto do cativeiro egípcio já não mais atendia ao propósito de sua libertação, deveriam voltar novamente ao cativeiro, desta vez o babilônico, a fim de serem corrigidos e assim voltarem a servir ao Senhor. Era isso que Jeremias anunciava. Considerando que o livro da Lei achado pelo rei Josias tenha sido o de Deuteronômio, e que este tenha sido o mesmo livro que Jeremias meditava, o profeta tinha muito vivida a lembrança lida sobre a saída do seu povo do Egito (Dt 4.20). Ele sabia quão formidavelmente Deus operou para retirá-los da opressão, e desta forma, utilizava constantemente tais memorias em suas mensagens como destacou o pastor comentarista desta lição, Clementino de Oliveira Barbosa em Jr 2.2,6; 7.22, 25; 11.4, 7; 16.14. O coração do homem de Deus andava atribulado por que tornar a ser cativo novamente, era de fato uma grande realidade para Judá. Jeremias 4:1-2 1 Se voltares, ó Israel, diz o SENHOR, para mim voltarás; e, se tirares as tuas abominações de diante de mim, não andarás mais vagueando, 2 e jurarás: Vive o SENHOR, na verdade, no juízo e na justiça; e nele se bendirão as nações e nele se gloriarão. (ARC) Deus prometeu dar uma resposta positiva para Judá em caso deles se voltarem para Deus com arrependimento verdadeiro. O seu retorno deveria vir acompanhado de comportamentos e práticas diferentes daquelas que estavam habituados. Judá deveria deixar os ídolos e a apostasia.
Norman R. Champlin afirma que a tentação é parte do crime, quando os homens continuam fracassando, por muitas e muitas vezes seguidas, contudo “o grande crime de um homem é que ele pode voltar-se para o Senhor a qualquer momento, mas não o faz” (Rabbit Bunam). Champlin quer dizer que o maior pecado do homem é rejeitar a porta escancarada do arrependimento sempre disponível a ele, mas que insiste em não entrar por ela. Apesar do forte apelo ao arrependimento, Judá não se arrependia, aliás, mergulhava cada vez mais em suas transgressões. Jeremias 31:31-34 31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com casa de Judá. 32 Não conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, porquanto eles invalidaram o meu concerto, apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR. 33 Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 34 E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém, a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior, diz o SENHOR; porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. (ARC) Para R.K. Harrison, a aliança mosaica não será suficientemente flexível para a nova época da graça divina, e por isto terá de ser substituída. A nova aliança será inscrita profundamente na vontade dos israelitas, que lhe obedecerão por escolha, não mais por obrigação. A apostasia será substituída por uma atitude de fidelidade a Deus, e a nação nunca mais servirá a nenhuma outra. O futuro apontaria Jesus Cristo, filho de Davi, o Messias prometido como aquele que seria o intermediário da Nova Aliança, que teria legalidade em seu próprio sangue (Hb 8.6; 9.15; 12.24). Romanos 11:25-27 25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. 26 E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades. 27 E este será o meu concerto com eles, quando eu tirar os seus pecados. (ARC) Israel havia tropeçado, mas não ficaria prostrado no chão a ponto de não mais poder se levantar. A queda de Israel proporcionou a benção do Evangelho ser estendida aos gentios. Do mesmo modo que no tempo de Elias, houve sete mil que não prestaram cultos a Baal, no tempo do apóstolo Paulo, houve uma minoria de judeus que abraçaram as Boas Novas de salvação em Cristo, sendo o próprio Paulo e os discípulos, alguns deles.
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]Fonte:https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/betel-adulto-2o-trimestre-2017-licao-9-senhor-soberano-as-nacoes/ Acesso em 24 maio 2017.