Jovens e Adultos Betel

Lição 5 - Jovens e Adultos - Betel - Vencendo o desespero e o medo I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

Jovens e Adultos - Betel - Enfermidades da alma II: Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos

COMENTARISTA: ISRAEL MAIA

COMENTÁRIO: EV. ANCLEMOS BARROS DE CARVALHO

LIÇÃO Nº 5 - VENCENDO O DESESPERO E O MEDO

...

INTRODUÇÃO

Nessa lição vamos estudar mais um dos problemas que aflige o ser humano, trata-se da Síndrome do Pânico que têm tirado a paz interior e o sossego de muitas pessoas. Síndrome do pânico é um termo usado para descrever ataques de pânicos repentinos, aterrorizantes e extremamente violentos que acometem pessoas aparentemente normais, geralmente sem qualquer aviso e quando menos se espera.

1. ORIGEM DO PÂNICO

Segundo a mitologia, a palavra "pânico" vem do grego "panikon", que significa "susto" ou "pavor repetitivo". Na mitologia grega, o deus Pã, que possuía chifres e pés de bode, era o senhor dos sustos e provocava bastante medo nos pastores e camponeses que o viam. Quem sofre do Transtorno de Pânico sofre crises de medo agudo de modo recorrente e inesperado. Além disso, as crises são seguidas de preocupação persistente com a possibilidade de ter novos ataques que a dificulta a rotina do dia a dia, seja por medo de perder o controle, enlouquecer ou ter um ataque no coração. Vemos em João 14.27 que Jesus nos deu a paz, mas temos de apropriar-se dela, e não permitir que o nosso coração seja perturbado ou com medo exagerado. Quem sofre desse mal deve confiar e buscar a paz de Deus e recusar-se a viver sem ela.

1.1. O que é a Síndrome do Pânico?

A Síndrome do Pânico é um tipo de transtorno de ansiedade no qual ocorrem crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, mesmo que não haja motivo algum para isso ou sinais de perigo iminente. O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Omedo pode se transformar em uma doença (a fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psicológico.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com.br/2019/01/vencendo-o-desespero-e-o-medo.html Acesso em 31 jan. 2019

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.