Jovens e Adultos Betel

Lição 4 - Jovens e Adultos - Betel - Enfrentando o transtorno do sono II

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SANTA BÁRBARA D'OESTE/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

Jovens e Adultos - Betel - Enfermidades da alma II: Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos

COMENTARISTA: ISRAEL MAIA

COMENTÁRIO: EV. FABIO SEGANTIN

LIÇÃO Nº 4 - ENFRENTANDO O TRANSTORNO DO SONO

TEXTOS DE REFERÊNCIA

SALMO 4.1-5-8

INTRODUÇÃO

A perca da produtividade na obra de Deus pode ter várias origens, entre elas as espirituais, emocionais e físicas. Identificar o sintoma correto no cristão eliminará alguns problemas tais como: Julgamento equivocado, conflito congregacional e familiar, segregação dentre outros. A insônia que é um dos diferentes tipos de transtornos relacionados ao Sono. Ela pode estar atingido cerca de 73 milhões de brasileiros. Cristãos não são super-homens nem mulher-maravilha. Antes de sermos espirituais devemos sermos humanos, pois somente humanos podem ser espirituais.

1. UM SOFRIMENTO NÃO IDENTIFICADO.

1.1 COISAS QUE NOS FAZEM PERDER O SONO. A angústia tem levados inúmeras pessoas a ter problemas com o sono. O estresse leva a angústia. Precisamos entender que o estresse não é apenas o “acúmulo dos afazeres do dia-a-dia”, mas o “resultado do acúmulo de PEQUENOS PROBLEMAS que se repetem todos os dias.

1.2 UM PERIGO REAL. Cerca de 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia. Isso não nos isenta, mas nos coloca em alertas. Ela na verdade é como a FEBRE. Não é a CAUSA mas o EFEITO. O serviço na obra não pode ser um peso.

1.3 O RISCO DO TRABALHO EXCESSIVO. O princípio é milenar. “Tudo em excesso é prejudicial”. Vale lembrar que excesso de trabalho NÃO produz o estresse, mas sim a FADIGA, CANSAÇO. Tudo na vida tem que ser MODERADO.

2. VIVENDO NOITES MAL DORMIDAS.

2.1 CONVIVENDO COM ESTE MAL. Volta a reforçar que o DURMIR tarde ou o DURMIR demais são SINTOMAS de algum problema oculto, como a febre. Ela “GRITA”.

2.2 UM MEDO NOTURNO INEXPLICAVÉL. O terror noturno (não é doença nem um transtorno) ainda é pouco conhecido pela ciência, mas eles já sabem que é mais comum em crianças do que em adultos. Em um episódio típico de Terror Noturno (TN), a pessoa está dormindo e, de repente, grita ou senta-se na cama, com olhar de medo intenso, com os olhos abertos, assustada e suando. Pode ser que fale coisas desesperadas, difíceis de serem compreendias e sem significado lógico. Embora pareça estar acordada, a pessoa que sofre de TN está dormindo e, se acordar, provavelmente estará confusa, sem saber o que aconteceu. O TN é muito terrificante para quem presencia (geralmente os pais), pois não sabem o que fazer para acalmar a pessoa. Da mesma forma que veio, esse ataque passa após alguns segundos ou minutos e a pessoa volta a dormir tranquilamente e, provavelmente, nem se lembrará do que aconteceu durante a noite.

2.3 PERDA DO SONO POR CAUSA DO PECADO. Temos uma grande evidencia do mal que o pecado pode causar em nós. O pecado tem a capacidade de TIRAR O SONO.

3. BUSCANDO O MELHOR TRATAMENTO.

3.1 CÉREBRO REGENERADO. A ciência já provou que mesmo o individuo mesmo dormindo a atividade cerebral não para. Existe momentos em que a pressão arterial aumenta e outro momento em que ela diminui. O sono tem essa finalidade. Durma bem.

3.2 COMBATENDO AS CAUSAS EXTERNAS. Para combater a insônia iremos apresentar 2 formas que contribui para melhorar o sono. Atividade física é uma delas, pois durante ela o nosso corpo produz a SEROTONINA. É uma espécie de CONDUTOR. A outra forma é a leitura. Pesquisa recente aponta de 30% da população nunca comprou um livro.

3.3 LIDANDO COM O CANSAÇO EMOCIONAL. Emoção esta ligado diretamente as nossas ações. Deixamos de fazer atividades físicas, cumprir metas e objetivos, quando não estamos CONECTATOS.

CONCLUSÃO

EXISTE CURA

Fonte: http://fabiosegantin.blogspot.com/2019/01/licao-4-betel-enfrentando-o-transtorno.html Acesso em 22 jan. 2019

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.