Jovens e Adultos Betel

Lição 12 - Jovens e Adultos - Betel - A adoração a Deus precisa estar de acordo com a sua palavra I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Neemias: enfrentando os desafios com oração, ação e perseverança

COMENTARISTA: ADALBERTO ALVES

COMENTÁRIO: PB. LINDOVAL SANTANA

LIÇÃO Nº 12 - A ADORAÇÃO A DEUS PRECISA ESTAR DE ACORDO COM A SUA PALAVRA

INTRODUÇÃO

Os triunfos que obtemos diante das diversas dificuldades que enfrentamos devem ser celebrados com o máximo entusiasmo; sempre enfocando Aquele que nos propiciou tal conquista – Deus. No capítulo 12 do livro de Neemias, encontramos o povo eufórico, porque olhar ao redor e ver tudo aquilo que outrora era tragédia e destruição, mas agora reconstruído e belo, era orgulho e satisfação que resultou em adoração profunda e verdadeira! Neste ponto do estudo sobre o livro de Neemias, nos deteremos a analisar com mais detalhes as lições que podem ser extraídas principalmente das portas, das três torres e do muro largo dentro de num contexto espiritual.

1 – UMA FESTA ESPIRITUAL

“Só faz festa e canta quem está alegre”. Esta verdade se aplica a qualquer indivíduo, povo ou sociedade (Sl 137.1-4). Uma das formas de manifestarmos a nossa alegria por algo conquistado é através da comemoração, da celebração de festa que nos permite extravasar a alegria e comunicar a outros o nosso contentamento. Na festa há três principais considerações a ser observadas:

1 – A conquista;

2 – Quem se beneficiou da conquista;

3 – Quem propiciou ou foi o agente da conquista.

Israel, celebrava a reconstrução dos muros (a conquista); e cada um deles sentiam-se abençoados (beneficiados pela conquista) e desta forma, exaltavam ao Senhor em adoração (o agente propiciador da conquista). A apresentação da adoração de Israel a Deus naquela ocasião era autêntica, honesta e feita com um coração plenamente voltado para o Senhor. Ele era de fato, o motivo da alegria e do bem-estar que cada um deles experimentava. Uma festa genuinamente espiritual é realizada por pessoas espirituais que evocam o verdadeiro Deus, atribuindo a Ele o seu louvor. Este povo acabara de reafirmarem o pacto com Deus, de se fazerem novamente a sua propriedade peculiar e deste modo, celebravam ao Senhor, o anfitrião e protagonista do recomeço bem-sucedido de Israel. Miseravelmente, a crise espiritual da igreja em muitos arraiais cristãos atinge a sua adoração. Por não conseguirem “tocar” o íntimo do Criador porque lhes falta um coração quebrantado e contrito, utilizam-se de expedientes terrenos, carnais e extra bíblicos. Criam uma fachada de espiritualidade, mas o que acontece nessas reuniões de “adoração” é estranho para aqueles que são de fato espirituais. O púlpito é substituído pelo palco, o servo é substituído pela celebridade, o adorador é substituído pelo cantor, a adoração é substituída pela habilidade musical e a espontaneidade do louvor pela mecânica dos instrumentos e das vozes. Tudo que rouba a glória e a centralidade de Deus em nossa adoração deve ser rejeitado sem consternação.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com.br/2018/12/a-adoracao-deus-precisa-estar-de-acordo.html Acesso em 21 dez. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.