ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - CATALÃO/GO
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2018
Jovens e Adultos - Betel - Neemias: enfrentando os desafios com oração, ação e perseverança
COMENTARISTA: ADALBERTO ALVES
COMENTÁRIO: EV. PAULO VITOR PEREIRA
LIÇÃO Nº 9 - ARREPENDIMENTO, O CAMINHO PARA O REAVIVAMENTO
Introdução
No capítulo 9 do livro de Neemias encontrados uma das orações mais longas encontradas na Bíblia, revelando o profundo arrependimento do povo e sua confiança no Senhor. Os judeus confessaram e abandonaram seus pecados. “A Palavra de Deus exerceu tremendo impacto sobre a comunidade restaurada. Ela destacou diante do povo os pecados deles (Ne 8.9), levou-os à adoração (Ne 8.12,14) e deu-lhes grande alegria (Ne 8.17).
Atitudes para o Reavivamento
Significado de “Reavivamento” e “Avivamento”:
Reavivamento: Para entender a que nos referimos por reavivamento, por conseguinte, devemos saber o que é avivar. Esta ação refere-se a outorgar mais vitalidade, força, intensidade ou poder a algo, seja de maneira física ou simbólica.
Avivamento: Avivamento é o ato de se avivar, ou seja, de se tornar mais vivo, mais ativo, mais intenso, despertado e nítido. Este é um termo bastante usado no âmbito religioso para se referir ao período de renovação espiritual.
Qual a diferença entre “reavivamento” e “avivamento”? A distinção entre as duas palavras está no sinônimo e tônico usado para expressar o sentido de despertamento ou a renovação; “O conceito de“reavivamento” espiritual é amplo e multifacetado, com muitos desdobramentos. Enquanto o conceito avivamento está atrelado à mesma realidade, pois ambos andam juntos no que condiz a mudança de atitude e caminhos do povo de Deus. Mas, independente do ângulo em que se aborde o tema, jamais poderíamos perder de vista quatro de suas características fundamentais.
• Reconhecimento da malignidade do pecado;
• Sede de Deus;
• Comunhão com Deus;
• Abandono do desejo de supremacia.
A Importância do Jejum, da Oração e da Leitura da Palavra de Deus
O 24º dia do mês Tisri; apenas um dia claro se passou desde as alegrias da festa dos tabernáculos. Então alegria e tristeza se sucedem na vida; na vida religiosa também. Nenhuma inconsistência na indulgência de cada um por sua vez. O povo mostrou-se preparado para uma humilhação especial no começo do mês, na festa das trombetas, quando a lei estava sendo lida para eles, eles choraram. Mas eles foram obrigados a conter a dor naquele momento porque estavam mantendo um festival. Desde então, no décimo dia do mês, o dia da expiação, o único dia de jejum prescrito pela lei, sem dúvida havia sido observado. Mas os serviços de um tipo mais especial eram considerados desejáveis, nos quais, pelas expressões unidas de arrependimento e renovado pacto com Deus, o fundamento deveria ser estabelecido para uma vida mais em harmonia com a lei.
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]
Fonte: http://paulovitorpereiraaa.blogspot.com/2018/11/licao-09-arrependimento-o-caminho-para.html Acesso em 28 nov. 2018