ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - CATALÃO/GO
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018
Jovens e Adultos - Betel - Israel 70 anos: o chamado de uma nação e o plano divino de redenção
COMENTARISTA: CÉSAR PEREIRA ROZA DE MELO
COMENTÁRIO: EV. PAULO VITOR PEREIRA
LIÇÃO Nº 14 - ISRAEL E A ESCATOLOGIA BÍBLICA
Introdução
O arrebatamento da Igreja é um dos eventos proféticos mais comoventes e empolgantes da Bíblia. O arrebatamento é frequentemente referido como “bem-aventurança” (Tt 2.13), porque concede segurança aos crentes que estão preocupados com a Tribulação, e oferece consolação a todos que assim creem. Mas embutido nesse fato, qual a relação de Israel com esse acontecimento? Bem vamos entender juntos nessa lição!
O Arrebatamento da Igreja
As mais de trezentas referências bíblicas à segunda vinda de Cristo claramente mostram que sua volta possui duas fases distintas. Os elementos contrastantes não podem ser fundidos em um único evento. Na primeira fase, Ele virá de repente para arrebatar a sua Igreja nos ares e levar todos os crentes para a casa do seu Pai, em cumprimento à promessa em João 14.1-13. Na segunda fase da segunda vinda de Jesus (a manifestação da glória), Ele voltará a terra em poder e grande glória para estabelecer o seu reino milenial. Toda segunda a segunda vinda tem sido comparada a uma peça em dois atos (o arrebatamento e o aparecimento em glória) com um intervalo de sete aos (a Grande Tribulação). Veja essa distinção novamente na referência de Tito 2.13 onde Paulo se refere a essas duas fases como “a bem-aventurada esperança” (arrebatamento) e a volta de Cristo a terra como “o aparecimento” (ou “manifestação”)da glória.
Definindo o Termo
A palavra “arrebatamento” vem da palavra latina “raptus”, que as Bíblias latinas traduzem como a palavra grega “harpazo”, usada catorze vezes no NT. A ideia básica é “remover ou arrebatar repentinamente”. É uma palavra usada pelos escritores do NT em referência a roubo ou saque (Mt 11.12; 12.29; 13.19; Jo 10.12,28-29) ou remoção (Jo 6.15; At 8.39; 23.10; Jd 23).
O NT emprega um terceiro uso, cujo enfoque aponta para o fato de sermos levados para o céu. A palavra descreve a experiência do “terceiro céu” de Paulo (2 Co 12.2-4) e a ascensão de Cristo ao céu (Ap 12.5). Obviamente, harpazo é a palavra perfeita para descrever Deus repentinamente tomando a Igreja da terra e levando para o céu na primeira parte da segunda vinda de Cristo.
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Fonte: http://paulovitorpereiraaa.blogspot.com/2018/09/licao-14-israel-e-escatologia-biblica_26.html Acesso em 26 set. 2018
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