ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - CATALÃO/GO
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018
Jovens e Adultos - Betel - Israel 70 anos: o chamado de uma nação e o plano divino de redenção
COMENTARISTA: CÉSAR PEREIRA ROZA DE MELO
COMENTÁRIO: EV. PAULO VITOR PEREIRA
LIÇÃO Nº 2 - A ESCRAVIDÃO DOS HEBREUS NO EGITO
Introdução
Creio que é interessante fazer uma citação de Flávio Josefo nesta parte introdutória, para compreendermos historicamente o ciúme e medo egípcio:
“Como os egípcios são naturalmente preguiçosos e voluptuosos e só pensam no que lhes pode proporcionar prazer e proveito, eles olhavam com inveja a prosperidade dos hebreus e as riquezas que estes conquistavam com o trabalho. Conceberam mesmo certo temor pelo aumento do número deles. Tendo o tempo apagado a memória das obrigações que todo o Egito devia a José e tendo o reino passado para outra família, eles começaram a maltratar os israelitas e a oprimi-los com trabalhos. Empregaram-nos em cavar vários diques para deter as águas do Nilo e diversos canais para conduzi-las. Faziam-nos trabalhar na construção de muralhas para cercar as cidades e levantar pirâmides de altura prodigiosa, obrigando-os até mesmo aprender, com dificuldade, artes e diversos ofícios. Quatrocentos anos, assim se passaram, com os egípcios procurando sempre destruir a nossa nação, e os hebreus, ao contrário, esforçando-se por vencer todos obstáculos”. (História dos Hebreus; pag. 137).
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]
Fonte: http://paulovitorpereiraaa.blogspot.com Acesso em 03 jul. 2018