Jovens e Adultos Betel

Lição 6 - A grande e perfeita salvação de Cristo Jesus I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Doutrinas fundamentais de Cristo: o legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar na doutrina dos apóstolos

COMENTARISTA: ABNER DE CÁSSIO FERREIRA

COMENTÁRIO: PR. OSMAR EMÍDIO DE SOUSA

LIÇÃO Nº 6 - A GRANDE E PERFEITA SALVAÇÃO DE CRISTO JESUS

INTRODUÇÃO

A doutrina da salvação é um dos assuntos centrais de toda a Bíblia e tem profundo significado e infinito alcance. Ela não significa apenas livramento da condenação do pecado, abarca também todas as ações, atos e processos redentores e transformadores da parte de Deus para com o homem, alcançando todas as suas dimensões, quer seja no passado, no presente ou no futuro. A salvação em Cristo Jesus é sem dúvida um dos mais perfeito e precioso presente da parte de Deus para nós (Ef 1.3). É algo tão extraordinário que a Bíblia a chama de “grande salvação” (Hb 2.1-4).

1. A NECESSIDADE DE SALVAÇÃO

Para compreender corretamente a necessidade de salvação se faz necessário saber como, onde, quando e porque se está condenado e qual pena estabelecida. É necessário ainda compreender o porque da necessidade de um salvador e como Deus justifica aquele que está condenado sem invalidar Sua justiça. Sumariamente, o homem necessita de salvação por causa da condenação de morte à que se sujeitou Adão e consequentemente a humanidade no passado. A Bíblia é clara ao dizer que o pecado de Adão afetou não só a ele próprio (Rm 5.12-21; 1 Co 15.21-22), mas foi também transmitido a todo restante da humanidade (Rm 5.12,18,19).

1.1. A salvação foi elaborada desde a eternidade

Antes de um arquiteto desenhar a planta de um edifício ele já tem em sua mente uma ideia de como começará seu projeto. Do mesmo modo, nosso grande arquiteto Criador também traçou um projeto de salvação antes mesmo de o homem pecar. Assim, a salvação do homem não foi elaborada por Deus no momento que surgiu o pecado no mundo, como que por um plano de emergência diante de uma tragédia imprevista, pelo contrário, a Bíblia diz que antes de criar os céus, a terra e o próprio homem, Deus havia traçado todo um plano para salvar o homem, caso ele viesse pecar. Portanto, mesmo antes da fundação do mundo, já era propósito de Deus salvar o homem de uma forma grande e perfeita (1 Pe 1.18-21; 2 Tm 1.9; Ef 1.4-5). Assim que Adão e Eva pecaram tiveram uma conversa com Deus, o qual logo revelou Seu plano (Gn 3.15) e em seguida matou um cordeiro para revesti-los de pele (Gn 3.21), e isso apontava para o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).

1.2. A salvação é o resgate do perdido

Haja vista que a salvação nos é concedida mediante a graça de Deus manifesta em Cristo Jesus e está baseada na morte, ressurreição e exaltação de Jesus Cristo, o Filho de Deus. A base da doutrina da salvação concentra-se no plano divino resgatar o homem do pecado e, consequentemente, livrá-lo da condenação do inferno (1 Ts 1.10). No Novo testamento Jesus é tanto o “resgatador” quanto o “resgate”. Os pecadores perdidos são os resgatados. Ele próprio declara que veio“para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt 20.28; Mc 10.45). É o resgate efetivado mediante a morte de Cristo, que liberta da ira retributiva de Deus e da penalidade merecida do pecado. O alto preço do resgate pago por Cristo em nosso favor deve nos levar a glorificar a Deus em todas as dimensões da nossa vida.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com/2017/10/a-grande-e-perfeita-salvacao-de-cristo.html Acesso em 30 out. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.