Jardim, Maternal e Berçario

Lição 6 - Maternal - Papai do céu criou os animais e as pessoas

CPAD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017

Maternal - Vamos conhecer o livro do começo?

COMENTARISTA: MARTA DORETO

COMENTÁRIO: PROF.ª TELMA BUENO

LIÇÃO Nº 6 – PAPAI DO CÉU CRIOU OS ANIMAIS E AS PESSOAS

Objetivo da lição: Apresentar a criação como uma das mais importantes obras de Deus, e por isso devemos adorá-lo e servi-lo.

Para guardar no coração: “Assim Deus criou os seres humanos [...] parecidos com Deus [...].” (Gn 1.27)

Mensagem ao professor

“Por que Deus escolheu o pó da Terra para modelar o homem? Ele poderia ter optado pelo ouro, ou pelo mármore. Naquele momento, porém, o Senhor não tencionava fazer uma joia, nem talhar uma estátua. Era o seu propósito criar algo infinitamente mais precioso: o ser humano segundo a sua imagem e semelhança. Por isso, preferiu o Senhor, ali mesmo no Éden, dar início à profissão de oleiro, moldando um vaso para honra (Jr 18.1-17; 2 Co 4.7). Sim, Deus usou o pó da Terra para criar-nos, pois nela vivemos e dela nos alimentamos.

Após formar o homem do pó da terra e, nele, imprimir a sua imagem, sopra-lhe Deus as narinas, tornando-o alma vivente (Gn 2.7). O Criador dispensou-nos cuidados paternos. De maneira que, embora pó e cinza, possuímos uma alma imortal que, um dia, a Ele tornará (Ec 12.7; 1 Ts 5.23). Fomos criados no tempo, mas no coração vai-nos a eternidade (Ec 3.11).

Deus não criou o homem para que viesse a morrer. Pelo contrário, Ele o fez imortalizável (Gn 2.17). Se Adão e Eva não tivessem pecado, ainda estariam vivos. E, hoje, celebraríamos o seu sexto ou sétimo milênio de vida. Adão foi criado com uma tripla missão: governar a Terra, cultivar o solo de onde fora tomado e, especificamente, para guardar o jardim que o Senhor plantara no Éden (Gn 1.26; 2.15)” (Claudionor de Andrade, Lições Bíblicas CPAD).

Perfil da criança

“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).

Oficina de ideias 1

“Desenhe um coração numa folha de papel. Faça uma cópia para cada aluno. Coloque uma pequena vasilha com água em cada mesa, e distribua pedaços de papel crepom vermelho. Ensine as crianças a molhar o papel na água e passá-lo sobre o coração, tingindo-o de vermelho. (Recomendamos o uso de aventais.) Converse: O Papai do Céu fez você do jeito que você é. Ele fez cada parte do seu corpo. Dentro do seu peito, o Papai do Céu pôs um coração para você o amar. Você sente o seu coração cheio de amor pelo Papai do céu?” (Marta Doreto).

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para ler-lhes as histórias do Livro do Começo em casa.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Fonte:http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/maternal/810-licao-33.html Acesso em 02 ago. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.