Jardim, Maternal e Berçario

Lição 4 - Maternal - Papai do céu me dá coragem

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021

Maternal - Vamos confiar?

COMENTARISTA: LUCIANA GABY

COMENTÁRIO: PROF.ª TELMA BUENO

LIÇÃO Nº 4 – PAPAI DO CÉU ME DA CORAGEM

Objetivo da lição: Que as crianças compreendam que o Papai do Céu dá coragem.

Para guardar no coração: “Sejam fortes e tenham coragem [...].” (Sl 31.24)

Bem-vindo

<p.“Receba alegremente os alunos, dando atenção especial a cada um, e chamando-os de corajosos: “Karina, minha amiga corajosa, que bom que você veio!” “Oba, está chegando o meu amigo corajoso, Matheus! Como vai, meu amigo?” “Como é bom ter amigos corajosos! Eu tenho um monte de amigos corajosos. Todos vocês são meus amigos. Sabe o que vamos fazer hoje? Vamos agradecer ao Papai do Céu que nos dá coragem!” (Marta Doreto)

Pense...

“Sabemos que o preparo de uma aula para o maternal leva muito tempo. Às vezes, mais tempo que uma aula para adultos. Há tanto que se pintar, cortar, colar... Haja criatividade! A casa do professor transforma-se numa oficina e, não raro, a família acaba ajudando na confecção do material. E quando não se tem muito espaço em casa, as roupas e objetos pessoais vão cedendo lugar no armário às preciosas “tranqueiras” acumuladas ao longo dos trimestres. De vez em quando, a sua echarpe bonita vira o véu de Rebeca. Outras vezes, é a camisa de seu irmão, ou filho mais velho, que vira a túnica de José.

Perfil da criança do maternal

“A criança de 3 e 4 anos é naturalmente curiosa, porque está “descobrindo o mundo”. E é por meio dos sentidos que ela toma conhecimento das coisas que a cercam, principalmente pela visão, que é muito ativa nesta fase. Por isto a sua aula deve ser rica em visuais – não apenas gravuras e objetos, mas também gesticulação, expressão facial e corporal do professor. Isto não significa, no entanto, que a criança contentar-se-á em ver as coisas que você leva para ilustrar a aula. Os demais sentidos também entram em ação, e ela tem necessidade de tocá-las, cheirá-las, levá-las à boca, experimentá-las. A caixa surpresa de hoje, por exemplo, explorará o sentido da visão, mas passada a surpresa, as crianças desejarão abrir a caixa e pegar a boneca. Não as proíba!Procure ter um material resistente, que possa ser manuseado pelos alunos. Não se limite ao uso de figuras. Substitua-as, sempre que possível, por bonecos ou objetos que poderão ser tocados por eles.” (Marta Doreto)

Até logo

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/maternal/1192-li%C3%A7%C3%A3o-4-papai-do-c%C3%A9u-me-d%C3%A1-coragem.html Acesso em 26 out. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.