Jardim, Maternal e Berçario

Lição 6 - Jardim de Infância - O amigo valente

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020

Jardim da Infância: Amigo de Deus no Antigo Testamento

COMENTARISTA: TATIANA COSTA

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 6 – O AMIGO VALENTE

Texto Bíblico: Js 1.1-9

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam compreender que Deus é quem escolhe aqueles que vão trabalhar na Sua obra e os ajuda em sua missão.

Para memorizar:

“Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar." (Js 1.7 - NVI)

Aprendendo a Bíblia

Já fazia 40 anos que o povo estava no deserto. Aqueles que desobedecem aos mandamentos de Deus foram castigados e morreram. Moisés, o líder do povo, era um homem calmo e temente a Deus. Ele já estava bem velho e cansado, as pessoas haviam lhe dado muito trabalho. Ele precisava passar para outra pessoa a responsabilidade de guiar o povo até Canaã.

Deus escolheu Josué para ficar no lugar de Moisés, quando morresse. Josué era um homem que amava a Deus e obedecia aos Seus mandamentos. Ele tinha ajudado Moisés durante todo tempo que passaram no deserto.

O povo já estava quase chegando na terra que Deus havia prometido, mas Deus não permitiu que Moisés entrasse na terra, porque numa ocasião ele desobedecera a Deus (Professor, se for necessário, explique a desobediência de Moisés, conforme Nm 20.2-12.) Ele disse para Moisés subir no monte. Lá de cima, Deus mostrou a Moisés Canaã, a terra prometida, e disse: "...verás a terra diante de você, mas não entrará nela..." (Dt 32.52). Depois disso, Moisés morreu e o povo chorou por muitos dias a sua morte.

Deus já havia escolhido Josué para guiar o povo (Nm 27.18-23). A Bíblia diz que Josué era um homem cheio do espírito de sabedoria e que todo povo confiava nele e o obedecia. Deus chamou Josué e lhe disse: "Josué, seja forte e corajoso, não tenha medo, Eu estarei com você por onde andar. Moisés morreu. Eu vou entrar com você na terra que prometi a Moisés. Como cuidarei de você, não o deixarei nem o desampararei". Depois destas palavras, Josué sentiu-se forte e com coragem para entrar na terra prometida.

Os israelitas ainda teriam que enfrentar alguns problemas, será que eles irão continuar confiando no Senhor e em Josué?

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que Moisés, foi um homem simples, calmo e muito paciente. Ele amava a Deus e a seu povo, por isso Deus o escolheu para ser o líder de Israel. Josué confiava em Deus e obedecia Seus mandamentos, por isso o Senhor também o escolheu.

Sabemos que é Deus quem escolhe aqueles que vão trabalhar para Ele como: um missionário, um pastor, um diácono ou um presbítero (professor, explique para as crianças cada uma dessas funções). Mas Deus só escolhe aqueles que O amam de verdade seguem a Sua Palavra. Deus escolheu você para falar de Jesus para seus amigos, seus parentes, etc.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2020 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.